30/08/2011 às 03:00

Governador comemora os 30 anos do HRC

Agnelo Queiroz vistoriou reformas, inaugurou novo auditório e participou de cirurgia

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretario de Saúde, Rafael Barbosa, participou na manhã desta terça-feira das comemorações do aniversário de 30 anos do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Durante a visita, Agnelo Queiroz vistoriou as obras em andamento, participou do lançamento do manual HRC 30 anos, da inauguração do novo auditório do hospital e realizou uma cirurgia de hérnia incisional no centro cirúrgico, cuja reforma foi concluída no início do ano.

Logo que assumiu o Governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz visitou o hospital e constatou que a unidade se encontrava em situação dramática, infestada por uma praga de piolhos de pombos e com infraestrutura precária.

“Esse hospital passou por grandes dificuldades, ao ponto de, quando assumimos, o centro cirúrgico estar fechado. Imagina um hospital geral como esse sem um centro cirúrgico”, declarou o governador, lembrando que a unidade atende a mil pessoas por dia. “Graças a Deus colocamos para funcionar imediatamente e, progressivamente, vamos melhorando cada vez mais”, acrescentou Agnelo Queiroz.

Além do centro cirúrgico, que já está com suas obras finalizadas, o governador vistoriou a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, a ampliação da UTI adulto, que ganhará mais quatro leitos, e a construção e instalação de novos equipamentos da anatomia patológica.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, anunciou ainda que serão investidos mais R$ 3 milhões no programa de Urgência e Emergência na Ceilândia, por meio das Unidades de Pronto Atendimento que serão construídas na cidade. Informou ainda que, até o final de 2012, a atenção à saúde primária terá 50% de cobertura, diminuindo assim as filas nos prontos socorros do DF, que atenderão apenas aos casos mais graves.

Após a visita, governador realizou, ao lado do médico-cirurgião Baelon Pereira Alves e de um residente, uma cirurgia de hérnia incisional no paciente José Carmino. Por várias vezes, ele foi ao hospital queixando-se de dores, mas, como o caso não é considerado de emergência, ele permanecia na fila à espera da operação. Essa é a segunda cirurgia realizada por Agnelo Queiroz enquanto governador do DF: há 15 dias, ele operou uma criança, internada no Hospital Regional da Asa Sul (Hras), de hérnia umbilical.

Presente para o HRC

As melhorias em execução no Centro Cirúrgico incluem pintura geral, recuperação do telhado, recuperação e reparos de banheiro e salas. A Clínica Médica também passa por manutenção geral. Já está em fase final a construção da nova Anatomia Patológica, com 250 metros quadrados. O projeto da obra, em fase de instalação de equipamentos, foi executado com o objetivo de tornar o HRC um hospital escola. Por isso, o trabalho é feito em parceria com a Universidade Católica de Brasília. A Anatomia Patológica conta com câmara fria para 10 cadáveres e instalações modernas para patologia.

Atendimentos

O HRC atende em média mil pacientes por dia. Estima-se que 40% venham de cidades do Entorno. O quadro é composto por 425 médicos, 165 enfermeiros, 680 técnicos de enfermagem e 194 técnicos administrativos, além de funcionários terceirizados.

Também compareceram ao evento em celebração aos 30 anos do HRC, o secretário Particular do governador, Bolivar Rocha; a deputada distrital Luzia de Paula; o assessor Especial de Gabinete da Secretaria de Saúde, Delmo Matos Menezes; o diretor Regional do Hospital de Ceilândia, Valem Madson da Silva, e o diretor administrativo do HRC, Sérgio Carvalho, entre outras autoridades civis e militares da cidade, bem como moradores de Ceilândia.

00014751