08/09/2011 às 03:00

Céu colorido

Campeonato de balonismo começou no dia da Independência e vai até sábado, dia 10

Por


. Foto: Pedro Ventura

    Dalila Góes, da Agência Brasília

    O céu de Brasília estará mais colorido até sábado (10/09) com o Campeonato Nacional de Balonismo da Independência. O torneio, que faz parte das comemorações da Semana da Pátria, reúne 37 balões que se enfrentarão em uma disputa que contará com 30 pontos de pouso em todo o Distrito Federal.

     
    Os pilotos decolam da Esplanada dos Ministérios, próximo à Catedral, e seguem em direção ao Eixo Monumental e ao Lago Paranoá. A principal atração é um balão em formato de Bandeira do Brasil, com altura correspondente a um prédio de 10 andares.  Segundo a Secretaria de Turismo do DF, há apenas mais dois no mundo com essa proporção.

     
    A partir de hoje, os balões sobem aos céus em dois horários: às 7h e às 16h. A última prova acontece no sábado, na etapa chamada de Prova da Bandeira.  Cada balão tem capacidade para levar de uma a três pessoas, dependendo do tamanho do cesto. No Brasil, os campeonatos nas diversas categorias são administrados pela Confederação Brasileira de Balonismo, criada em 1987.
     

     Conheça as regras do campeonato:

    – O balão só deve ser inflado após a autorização do diretor, feita através de uma bandeira verde. Uma vez que o balão decola, ele não teve ter nenhum contato com o solo durante o vôo.

     
    – A meta do piloto é alcançar um determinado alvo, que é um ponto notável em relevo, que tem sua representação correta no mapa de competição. Ele é definido e verificado pela comissão técnica.

     
    – O piloto deve lançar uma marca no alvo, e a marca que estiver mais próxima do centro será vencedora. A marca é feita de nylon, envolvendo um saquinho de areia pesando 70g e uma rabiola de 170cm.