12/03/2013 às 20:05, atualizado em 17/05/2016 às 14:34

GDF apresenta planos de ação a comitiva norte-americana

Durante o encontro, governador Agnelo Queiroz ressaltou a importância da troca de experiências para o desenvolvimento em áreas estratégicas

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso


Para potencializar as ações estratégicas do governo, divulgar e inserir novos modelos de logística ao plano de gestão atual, o GDF investe em uma série de medidas para o desenvolvimento do Distrito Federal. Uma delas é o intercâmbio de informações com outros países. Nessa segunda-feira (11), o governador Agnelo Queiroz, acompanhado de secretários de Estado, recebeu, na residência oficial de Águas Claras, uma comitiva formada por empresários e representantes do governo norte-americano para apresentar algumas tomadas de ação do GDF. À frente da delegação americana estava a assessora especial para Assuntos Globais Intergovernamentais do Departamento de Estado Americano, Reta Jo Lewis.

O motivo da visita é o interesse norte-americano nas ações estratégicas do GDF, além dos feitos para os grandes eventos que se aproximam, como as copas das Confederações e do Mundo, e os Jogos Olímpicos. “É importante aproveitar essa oportunidade para discutir projetos das áreas de Desenvolvimento Social, Esporte, Ciência e Tecnologia, Turismo e entretenimento. A nossa intenção é estreitar as relações e fechar parcerias contínuas com os Estados Unidos”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

A assessora especial Reta Jo Lewis ressaltou o interesse norte-americano nos planos de atuação do GDF. “Podemos observar grandes inciativas do governo e os jogos são grandes oportunidades de alavancar essas ações”, reconheceu. A visita da comitiva precede a ida do governador à Washington, nesta quinta-feira (14), para assinar um termo de cooperação entre as duas cidades nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cultura, Turismo e Mobilidade Urbana.

Brasília é a primeira cidade da América Latina a firmar esse acordo com Washington. “A intenção é trabalhar para que a capital se torne uma cidade global. Para isso, vamos fazer parcerias e consultorias com quem tem experiência”, acrescentou o governador Agnelo Queiroz.

Educação – A área de Educação, agregada a outras diversas pastas, foi um dos principais assuntos do encontro. “O objetivo é que o Brasil possa ser visto como uma plêiade universitária por meio dos intercâmbios em diferentes áreas. Temos o projeto de criar um parque tecnológico no centro da cidade”, adiantou o secretário de Ciência e Tecnologia, Glauco Rojas Ivo. “Esse é só o começo de um diálogo para apresentação das outras linhas de investimento do DF”, complementou.

Durante a conversa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gutemberg Uchôa, reafirmou o compromisso de todas as áreas trabalharem em conjunto. “Queremos explorar propostas relativas ao centro financeiro, além de potencializar o caminho da educação em relação ao departamento de Esportes para estimular investimentos no Brasil”, destacou o secretário.

Itinerário – A delegação passou a segunda-feira (11) conhecendo o sistema de desenvolvimento econômico do Distrito Federal. Pela manhã, o grupo participou de uma mesa redonda com a Federação das Indústrias (Fibra-DF) para debater oportunidades de investimentos e negócios no Distrito Federal e Região Metropolitana. Após a reunião, a delegação almoçou na sede da federação. “É fundamental mostrar o que é a indústria de integração da cidade”, observou o presidente da Fibra, Antônio Rocha.

Também estiveram presentes na recepção, os secretários de Esporte, Júlio César Ribeiro; de Comunicação Social, Ugo Braga; Extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro; Extraordinária de Comunicação Social da Copa, Samanta Sallum; o chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão; o embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon; conselheiro de Economia e Cultura da Prefeitura de Nova Orleans, Scott Hutcheson; a diretora-executiva, Aarti Tandon; conselheiro sênior de Esporte e Desenvolvimento da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), Mori Taheripour; integrante do gabinete da Assessoria Especial para Assuntos Globais Intergovernamentais, Jenet Redfren; presidente da Fundação de Futebol dos EUA, Ed Foster; e a oficial de controle, Caitlin Tumulty.