21/03/2013 às 00:38, atualizado em 17/05/2016 às 14:33

Brasília é foco de parcerias internacionais

Após se tornar cidade irmã de Washington, agora é a vez de a capital federal estreitar laços com a Áustria

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

Investimentos em estratégias do GDF nas áreas de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Ciência e Tecnologia e Educação chamam a atenção de países como a Áustria e os Estados Unidos. Na noite desta quarta-feira (20), o governador Agnelo Queiroz, acompanhado do vice-governador Tadeu Filippelli, recebeu em seu gabinete uma delegação de Viena, a capital austríaca, interessada em promover intercâmbio entre as cidades.

Agnelo Queiroz demonstrou interesse em Brasília se tornar cidade irmã de Viena. “Acredito na importância desta irmandade para o desenvolvimento e a sustentação das áreas de Economia, Educação e Turismo” ressaltou o governador. A vice-governadora e vice-prefeita de Viena, Renate Brauner, em Brasília pela primeira vez, destacou a importância da comunicação internacional como um caminho para a evolução dos países. “Temos muitas ideias para incentivá-los a embarcar conosco nessa empreitada.”

Durante a reunião, também foram tratados assuntos como intercâmbio na formação de turismólogos, ampliação da área de Ciência e Tecnologia, cooperação no tratamento sustentável de resíduos sólidos e líquidos, conceito de cidade inteligente e eficiência energética.

Orquestra – A convite da embaixadora da Áustria, Marianne Feldmann, o governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, esteve presente em recepção organizada pela representação diplomática, nesta quarta-feira à noite.

“Uma parte da Áustria, representada pela Orquestra Filarmônica de Vienna, veio para Brasília. Fizemos questão de mostrar um pouco do nosso país”, observou a embaixadora. “É uma oportunidade maravilhosa de integração. Temos a perspectiva de realizar muitos trabalhos em parceria com a Áustria”, completou o governador.

A vice-governadora de Vienna reforçou o interesse na cooperação entre as cidades. “A intenção é que os corações batam nos ritmos samba e valsa” finalizou Renate Brauner.