23/02/2014 às 15:23, atualizado em 17/05/2016 às 14:25

Governo do DF firma acordo técnico com o Catar

Governador Agnelo assina convênio com o país e discute investimentos em Brasília e cooperação na construção de estádios de futebol

Por Da Redação


. Foto:Dênio Simões/GDF

BRASÍLIA (23/2/14) – O Distrito Federal e o Catar trocarão experiências nas áreas de educação e treinamento, ciência e tecnologia, sustentabilidade, planejamento urbano e transporte, economia, investimento direto, cultura e turismo. A parceria foi firmada neste domingo (23) entre o governador Agnelo Queiroz e o primeiro-ministro do país árabe, Abudllah Bin Nasser, em Doha, capital do Catar.

 

Durante o encontro, o primeiro-ministro manifestou a intenção de aplicar recursos do Fundo de Investimentos do Catar na área imobiliária da capital federal e trocar experiências sobre construção de estádios de futebol, já que a Copa do Mundo de 2022 será disputada nesse país.

 

O governador Agnelo considerou a visita a Doha, apesar de curta, muito importante. “É grande a possibilidade de recebermos investimentos do Catar, o que significa geração de empregos no Distrito Federal”.


INVESTIMENTOS – Após o encontro com Bin Nasser, Agnelo Queiroz reuniu-se com o ministro da Indústria e Comércio do Catar, Armedi Ahmed Alsayid, e apresentou projetos para que empresas com sede naquele país, principalmente na área de tecnologia, possam se instalar no Distrito Federal.

 

Armedi Ahmed Alsayid sugeriu a criação de um grupo de trabalho formado por representantes dos governos do DF e do Catar para intensificar as negociações. “O Catar possui um grande fundo de investimento e queremos ampliar nossa participação pelo mundo”, afirmou o ministro.

 

Os catarenses estão dispostos a receber uma delegação de Brasília para discutir oportunidades de negócios entre Brasília e Doha e sugeriram que pessoas ligadas ao projeto da Copa de 2014 façam parte da comitiva.


COPA DO MUNDO – Bem informado sobre o andamento das obras da Copa no Brasil, o primeiro-ministro Abudllah Bin Nasser, que já esteve no país, considera que Brasília tem um dos melhores estádios do mundo. “[Por isso] essa experiência e parceria serão muito importantes para o Catar, não só nas obras civis, mas também nas áreas de mobilidade e segurança”, afirmou Bin Nasser.

 

“Tenho certeza que, em função da alegria do povo brasileiro, [a Copa do Mundo de 2014] será uma das melhores de todos os tempos”, completou.

 

FÓRUM DAS ÁGUAS – O governador Agnelo desembarca nesta segunda-feira (24) em Gyeongju, na Coreia do Sul, onde participa na quarta-feira (26) da escolha da cidade sede do Fórum Mundial das Águas de 2018. Brasília e Copenhagen, na Dinamarca, são as duas finalistas.

 

(I.M.*)