18/04/2015 às 15:02, atualizado em 17/05/2016 às 14:48

Rock autoral de Brasília, maracatu e ciranda são atrações do domingo

Estilo explorado por bandas locais nos anos 1980 é revivido no Lago Norte. No Parque da Cidade, o destaque vai para a pernambucana Lia de Itamaracá e a Orquestra Marafreboi

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


Líder da Plebe Rude, Phillippe Seabra
Líder da Plebe Rude, Phillippe Seabra. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Neste domingo (19), a ciclovia do Parque Vivencial do Lago Norte, na QI 2, voltará a ser palco para apresentações de bandas de rock n’ roll locais. Idealizado pelo líder da Plebe Rude, Phillippe Seabra, em 1982, o evento Rock na Ciclovia foi resgatado em 2015 para impulsionar os grupos que formam o cenário atual da música brasiliense. “A ideia é estimular os artistas por meio da visibilidade e, além de tudo, é o resgate de um período maravilhoso”, define Seabra.

Durante um ano, mensalmente, bandas como Legião Urbana e Plebe Rude se apresentavam no mesmo lugar. “Foi em um desses shows que o Renato Russo fez uma das primeiras apresentações na época do Trovador Solitário”, lembra Seabra, referindo-se ao período em que o artista compôs grandes sucessos, como Faroeste Caboclo.

O Rock na Ciclovia é um incentivo para bandas que compõem as próprias músicas: “Percebo uma acomodação dos grupos locais”, aponta o músico. A nova edição é parte da programação do aniversário de Brasília e terá shows das bandas Alarmes, DNP, Distintos Filhos e Massay. Além das atrações musicais, haverá food trucks e slackline (fita elástica usada para praticar concentração e equilíbrio).

Caldeirão musical 
Ainda no domingo (19), artistas locais e nacionais exploram ritmos que variam da música clássica à ciranda. As performances começam às 17 h, no estacionamento 12 do Parque da Cidade.

Abrindo a sequência de shows, os brasilienses do Quarteto Capital — integrantes da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro — apresentam um repertório de música popular brasileira com um toque erudito.

O sambista de Ceilândia Marcelo Café canta músicas do álbum Depois do Samba, que será lançado em agosto: “Meu repertório engloba samba-rock e interpretações de compositores como Luiz Melodia e Dona Ivone Lara”, explica o músico.

Também no ritmo do samba, a cantora Ana Reis sobe ao palco com repertório do álbum Toda em Si. Em seguida, o grupo Orquestra Popular Marafreboi fará show que mistura ritmos como o maracatu e o frevo.

Fora do circuito brasiliense, o produtor Roger de Renoir e a cirandista Lia de Itamaracá, de Pernambuco, comandam a última apresentação do dia com o projeto Som na Rural, que utiliza como cenário e estúdio móvel um veículo de 1969. O show é fruto de parceria entre os governos do Distrito Federal e do Estado de Pernambuco.

Rock na Ciclovia
19 de abril, domingo
A partir das 10 horas
Parque Vivencial do Lago Norte (SHIN, QI 2, Conjunto 1)
Atrações: Bandas Alarmes, DNP, Distintos Filhos e Massay tocam às 16 horas
Entrada franca

Shows no Parque da Cidade
19 de abril, domingo
Às 17 horas
Estacionamento 12 (Parque Ana Lídia)
Atrações: Quarteto Capital, Marcelo Café, Ana Reis. De Pernambuco, Roger de Renoir e Lia de Itamaracá mostram o projeto Som na Rural
Entrada franca

 Veja a programação completa do aniversário de Brasília

Veja a galeria de fotos: