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23/05/2016 às 14:02, atualizado em 05/12/2016 às 16:02
Cerimônia nesta segunda-feira (23) reuniu os mais de 130 bombeiros e policiais militares que integraram as primeiras turmas do curso
Cento e trinta e quatro policiais e bombeiros militares participaram nesta segunda-feira (23) da formatura da primeira turma de capacitação de atendentes das chamadas de emergência dos números 190 e 193, que recebem as ligações na Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade). O curso ocorreu em março e abril.
Em seis turmas e com carga de 30 horas, o cronograma de atividades para 93 policiais militares e 41 bombeiros envolveu palestra motivacional e nove disciplinas, ministradas por servidores das corporações. Entre elas, uma com foco no atendimento a grupos vulneráveis, como vítimas de violência doméstica e população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
“Este é um primeiro curso de uma série de outros que vão ocorrer para otimizar o atendimento e, principalmente, reduzir o tempo de resposta”, explicou a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, durante a cerimônia na Escola de Governo. A capacitação está dentro dos objetivos do programa de governo Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, que, entre outras coisas, busca o aumento da confiança da população nos órgãos de segurança e a melhoria dos serviços prestados pela área.
As aulas, presenciais, também contaram com disciplinas como Orientação e Localização no Distrito Federal — em que os atendentes aprenderam mais sobre o sistema viário da capital, como a delimitação das regiões administrativas e os significados das siglas de endereços. Já em Suporte Básico de Vida, os encontros abordaram orientações que devem ser dadas em situações de emergência, para que o cidadão consiga tomar as medidas necessárias até a chegada do socorro.
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O conteúdo incluiu ainda temas como estrutura organizacional da Ciade; ética e sigilo da informação; comunicação e relacionamento interpessoal; técnicas de atendimento ao público interno e externo; protocolo de atendimento de emergência; e noções de informática e de operação do sistema de gerenciamento de ocorrências, implementado gradualmente na central.
“Aprendemos muito como pessoa e como profissional; aperfeiçoamos nossos conhecimentos”, destacou o bombeiro da reserva e primeiro-sargento Antônio Dantas Cordeiro, de 52 anos. Ele trabalha desde abril de 2015 na central e foi um dos que receberam o certificado nesta segunda-feira.
De acordo com a pasta da Segurança Pública, nos três primeiros meses deste ano a Ciade recebeu 680.752 chamadas. Dessas, 102.670 geraram despachos, isto é, equipes das forças de segurança foram deslocadas para as ocorrências.
Além do 190, telefone de emergência da Polícia Militar, a central atende chamados originados dos telefones 193 (Corpo de Bombeiros Militar), 199 (Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública), 112 e 911 (números internacionais de emergência e urgência).
Anunciada em janeiro pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e pela secretária Márcia de Alencar, a reformulação da Ciade incluiu o reforço na quantidade de atendentes, que passou de 77 para 107 policiais militares no número 190 e de 41 para 49 bombeiros militares no 193. O curso de capacitação e a implementação do sistema de gerenciamento de ocorrências correspondem à segunda etapa das mudanças.
Edição: Marina Mercante