Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
02/06/2016 às 19:10, atualizado em 02/06/2016 às 19:19
Percurso de 1,4 quilômetro para valorizar a etnia será inaugurado no domingo (5), às 9 horas
Quem for ao Jardim Botânico de Brasília a partir de domingo (5) poderá conhecer traços da cultura indígena krahô na trilha que será inaugurada às 9 horas. O evento começará com concentração na área da Educação Ambiental, seguida de caminhada. Nos primeiros 700 metros do percurso de 1,4 quilômetro, os visitantes encontrarão troncos pintados por artistas e por pessoas da comunidade que participaram de oficinas de grafismo típico da etnia em abril e maio.
A Trilha Indígena Krahô fica dentro da Trilha Ecológica, de 3,5 quilômetros. “Estamos trazendo para o Jardim Botânico também a nossa cultura indígena”, explica a artista plástica Janice Affonso, coordenadora das oficinas. Os workshops foram inspirados nos elementos ar, terra, fogo e água e nas dualidades encontradas na cultura da etnia, originária do Nordeste brasileiro e presente no norte do Tocantins.
Segundo o engenheiro agrônomo do Jardim Botânico Eduardo Henrique Freire, a novidade integra um projeto que visa valorizar a cultura dos índios do Cerrado e divulgá-las por meio de trilhas – a krahô é a primeira delas. “Eles [os índios] valorizam o bioma e com isso temos o Cerrado preservado”, destaca Freire, coordenador da proposta.
Resultado de parceria entre o Jardim Botânico, a Bancorbrás e a Fundação Pró-Natureza (Funatura), a nova atração teve consultoria de um representante da etnia krahô. Também faz parte do acordo o plantio de mudas de espécies do Cerrado. Até agora, já existem 2,1 mil, como pequi e buriti. Estão previstas mais 3 mil.
Depois do lançamento, a trilha ficará aberta à população. Visitas de grupos devem ser marcadas na Gerência de Educação Ambiental do Jardim Botânico, no (61) 3366-3831, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, de terça a sexta-feira.
Inauguração da Trilha Indígena Krahô
Em 5 de junho (domingo)
Às 9 horas
No Jardim Botânico de Brasília — Setor de Mansões Dom Bosco, Área Especial (entrada pela subida da QI 23 do Lago Sul)
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, com ingresso a R$ 5 (crianças de até 12 anos incompletos, pessoas a partir de 60 anos e com deficiência não pagam)
Marcação de visitas de grupos pelo telefone (61) 3366-3831
Edição: Raquel Flores