Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
22/06/2016 às 19:16, atualizado em 05/07/2016 às 15:36
Previsão de empresa responsável é terminar a instalação até quinta-feira (23). Tapete será totalmente trocado para a Olimpíada
A instalação do novo gramado do Estádio Antônio Otoni Filho, conhecido como estádio do Cave, no Guará, está 85% concluída. Nesta quarta-feira (22), a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, verificou o andamento da obra, acompanhada do administrador regional do Guará, André Brandão, e de representantes do Comitê Rio-2016, do Ministério do Esporte, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da empresa que faz a reforma. A previsão é terminar os trabalhos até quinta-feira (23).
“Os recursos vieram por causa da Olimpíada, mas o mais importante será entregar para a comunidade do Guará e do esporte uma arena totalmente revitalizada”, ressalta Leila. O espaço é preparado para ser centro de treinamento de seleções masculinas e femininas de futebol que disputarão jogos do evento mundial, em agosto, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
A maior parte dos custos da reforma total — R$ 6.166.632,96 — será paga com recursos do governo federal, por meio do Ministério do Esporte. O restante — R$ 1.024.568,75 — representa a contrapartida do Executivo local.
Para a Olimpíada, todo o gramado será trocado, e haverá estrutura provisória para vestiários e banheiros. A revitalização completa do Cave, porém, será maior e envolverá ainda a construção de novas bilheterias, vestiários, tribuna de imprensa, além de melhorias nas arquibancadas, por exemplo.
O administrador regional do Guará, André Brandão, acompanha a evolução da obra e destaca a importância do equipamento para a população: “É uma obra de extrema importância para toda a região. O Cave tem história no futebol, e o estádio será muito bem utilizado quando entregue à comunidade”.
Em abril, a empresa ganhadora da licitação, a Construteq Construções Terraplanagens e Comércio de Equipamentos, iniciou a retirada do antigo gramado. Primeiro, foi feita a limpeza de todo o terreno; depois, foram retirados 50 centímetros de solo e realizado um pré-nivelamento. Na sequência, instalaram-se a drenagem, com tubos corrugados e perfurados, manta geotêxtil e colchão drenante de brita. Por cima, colocou-se ainda uma camada de areia com material orgânico.
A etapa seguinte foi a instalação do sistema de irrigação automatizada e novo nivelamento, com trabalho manual. Só então o terreno está pronto para receber o gramado, do tipo Bermudas Celebration, o mesmo usado no Mané Garrincha e no Maracanã, por exemplo.
Esse tipo de grama tem características de crescimento rápido, alta capacidade de regeneração, tolerância a cortes baixos (em torno de 2 milímetros) e boa tração, segundo o engenheiro agrônomo da Construteq, Carlos Henrique Pimenta. A manutenção do gramado já é feita, com irrigação diária. O tratamento mais específico, para o tapete ficar apto ao uso mais rapidamente, começa na segunda-feira (27).
Edição: Raquel Flores