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28/06/2016 às 16:34, atualizado em 28/06/2016 às 16:36
Técnicos do Procon-DF ministrarão workshop na Cidade do Automóvel para donos de concessionárias
Técnicos do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) vão à Cidade do Automóvel, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), ministrar workshop sobre adequação ao Código de Defesa do Consumidor. O curso é gratuito e será das 14 às 17 horas de quinta-feira (30), na Associação das Agências de Automóveis do Distrito Federal (Agenciauto).
A oficina é uma demanda da associação para atender donos e responsáveis de concessionárias. Durante a atividade de aproximadamente três horas, empresários, gerentes e funcionários aprenderão sobre conceitos básicos de relações de consumo e obrigações do empreendimento, como deixar visíveis o número de contato do Procon-DF e um exemplar do Código de Defesa do Consumidor.
Também estão previstas abordagens sobre as adequações de contratos e recibos e padronização de documentos de compra e venda.
Cerca de 300 participantes são esperados e, apesar de ocorrer na Cidade do Automóvel, o workshop é aberto a todos os comerciantes do ramo.
Após essa ação, o instituto montará cronograma de atuação em outros segmentos, como os de agências de viagens, bancos e supermercados.
Na sexta-feira (24), durante a operação Mercado na Linha, servidores do Procon-DF percorreram os principais hipermercados do Distrito Federal para observar, entre outros pontos, a validade dos produtos. Cinco estabelecimentos foram autuados, pois apresentaram irregularidades, como divergências de preço entre gôndolas e caixa, ausência de informações relativas ao prazo de validade dos produtos, leitores ópticos não sinalizados por cartazes suspensos, falta de preços, mercadoria vencida sendo comercializada e venda de itens sem prazo de validade.
Em até 20 dias, o Procon-DF fará ronda pelas concessionárias do SCIA e do Pistão Sul, em Taguatinga, para avaliar se os comerciantes adequaram os empreendimentos ao Código de Defesa do Consumidor. Durante o segundo semestre, as empresas que seguirem a legislação receberão o Selo Amigos do Consumidor.
Pré-lançado no dia 24, o selo visa expor as empresas que mantêm boa relação com o cliente. Serão três níveis: ouro, prata e bronze.
No primeiro caso, será levado em consideração aquelas concessionárias que não tiveram reclamações em 2015 ou, se tiveram, resolveram todas elas. A classificação prata é para aquelas que resolveram, pelo menos, 90% das denúncias. O bronze será entregue às empresas com 80% das reclamações solucionadas.
Workshop sobre adequação ao Código de Defesa do Consumidor
30 de junho de 2016 (quinta-feira)
Das 14 às 17 horas
Associação das Agências de Automóveis do DF (Quadra 15, Conjunto 3, Lote 9, Cidade do Automóvel)
Edição: Paula Oliveira