Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/07/2016 às 12:13, atualizado em 02/07/2016 às 16:13
Governador de Brasília divulgou abertura de 779 vagas para oficiais e praças da corporação. O comunicado foi feito durante cerimônia que homenageia civis e militares que prestaram serviços relevantes ao Corpo de Bombeiros do DF
O governador Rodrigo Rollemberg anunciou, na manhã desta sexta-feira (1º), que serão abertas 779 vagas para bombeiros do Distrito Federal. Desde 2011, data do último concurso público, não houve ingresso de novos oficiais e praças na corporação. O objetivo é diminuir o déficit de pessoal e, com isso, garantir a excelência na prestação de serviço à comunidade. O edital com todas as informações foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal.
Entre os agraciados com a honraria estavam a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, e a colaboradora do governo Márcia Rollemberg. Receberam, ainda, autoridades como militares do Corpo de Bombeiros de diversas unidades da Federação, militares de outras forças, como Marinha e Exército, embaixadores, secretários de Estado e administradores regionais.
Acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg, o governador de Brasília, que ocupa o mais alto cargo do conselho que entrega a comenda, recebeu homenagens de estudantes do Colégio Militar Dom Pedro II e da banda de música da corporação, que entregou a Rollemberg a partitura da obra musical Dobrado Governador de Brasília, executada durante a solenidade.
A solenidade integra a programação de aniversário do Corpo de Bombeiros do DF. São 160 anos de criação e 52 em Brasília. A corporação foi fundada no Brasil em 2 de julho de 1856 pelo imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o nome de Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A criação centralizou as funções de bombeiros existentes em outras forças.
[Relacionadas]
Em 1889, após a Proclamação da República, a instituição passou a ser chamada de Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mais tarde, com a Constituição de 1988, tornou-se Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Em 2 de julho de 1964, vieram do Rio para Brasília dois oficiais que coordenaram a chegada da corporação ao Planalto Central. Com isso, na mesma data celebram-se os 52 anos da inauguração na atual capital brasileira. Além disso, em 1954, 2 de julho havia sido decretado oficialmente como o Dia do Bombeiro Brasileiro.
Edição: Gisela Sekeff