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02/07/2016 às 10:54, atualizado em 05/12/2016 às 15:59
Desde o início do ano, foram 12 a menos do que no mesmo período de 2015. Polícia Militar e Detran promovem iniciativas para a integração segura desse meio de transporte a outros veículos. Em seminário da PM na quinta-feira (31), foi proposta a criação de um canal direto entre grupos de pedal e a corporação
De janeiro a maio, três ciclistas morreram no trânsito brasiliense — 12 a menos do que no mesmo período do ano passado, quando houve 15 acidentes fatais. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, essa diminuição é proporcional ao aumento da fiscalização e de ações educativas específicas para ciclistas, coordenadas pela Diretoria de Educação no Trânsito, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Em 2015, foram 13 iniciativas desse tipo. Neste ano, já houve 11, apenas de janeiro a maio. A fiscalização envolve outros órgãos de segurança.
Várias unidades da Polícia Militar têm investido em ações alternativas para além da infraestrutura (ciclofaixas, ciclovias), assunto que domina o debate da inclusão segura dos ciclistas no trânsito. Em diversas regiões administrativas, os batalhões promovem o chamado Pedal Seguro, passeio com grupos de ciclistas, de PMs, a comunidade e organizações não governamentais (ONGs) que incentivam o uso da bicicleta como alternativa viável à mobilidade urbana.
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Para a coordenadora da ONG Rodas da Paz, Renata Florentino, esse trabalho é tão importante quanto a campanha da faixa de pedestres, que tornou Brasília um exemplo nacional de respeito nesse quesito. “Ações como os passeios são muito relevantes para que a sociedade entenda a necessidade da bicicleta como meio de transporte. É a polícia exercendo sua liderança pelo exemplo”, ressalta Renata.
Para promover a integração segura da bicicleta ao trânsito, a Polícia Militar promoveu na quinta-feira (31) o 1º Workshop sobre Mobilidade Urbana para a Utilização Segura de Bicicletas nas Vias Públicas. No Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada (Setor de Hotéis de Turismo Norte), especialistas, policiais e representantes de ONGs discutiram problemas e formas de buscar a relação pacífica entre ciclistas, motoristas e pedestres.
“O encontro cumpriu o objetivo de propor melhorias ao usuário comum [o ciclista que utiliza a bicicleta para o trabalho, lazer e esporte]”, resumiu o comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel Cecílio dos Santos. No fim dos debates foram propostas ações imediatas, como a criação de um canal direto entre grupos de pedal e a PM e outro voltado à educação. “Grande parte das ações atuais são direcionadas aos motoristas; precisamos chegar também aos ciclistas e aos pedestres”, concluiu o comandante.
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Edição: Raquel Flores