02/07/2016 às 13:25, atualizado em 06/12/2016 às 20:01

Praça do Ipê, em Sobradinho II, passa por revitalização

Mutirão neste sábado (2) contou com a presença do diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos, do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e de outros integrantes do Executivo e moradores locais

Por Ádamo Araújo, da Agência Brasília

A Praça do Ipê, no Setor Habitacional Buritizinho, em Sobradinho II, recebeu neste sábado (2) o Ações Urbanas Comunitárias, programa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), desenvolvido pela equipe de assistência técnica e pelo atelier de projetos da empresa pública. A ideia é, por meio de mutirões, revitalizar espaços públicos com a participação de profissionais e estudantes de arquitetura, tanto da companhia quanto voluntários, e de moradores locais.

Mutirão promovido pela Codhab neste sábado (2).

Mutirão promovido pela Codhab neste sábado (2). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Cerca de 6 mil pessoas moram na Vila Buritizinho. As benfeitorias previstas incluem ainda pavimentação asfáltica e em blocos intertravados, calçadas, meios-fios e drenagem pluvial. Serão investidos R$ 26,4 milhões (95% da Caixa Econômica Federal e 5% de contrapartida do governo de Brasília). De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Coimbra, cerca de 10% da verba foi liberada para a execução das obras.

[Numeralha titulo_grande=”R$ 26,4 milhões” texto=”serão investidos em benfeitorias para os 6 mil moradores da Vila Buritizinho

Buritizinho receberá dois conjuntos de lagoas de drenagem, 8 quilômetros de redes para captação de águas das chuvas, 51,5 quilômetros de calçadas, 22 quilômetros de meios-fios e 11 quilômetros na pavimentação asfáltica de ruas.

Dos oito lotes, o 1 e o 7 dependem de licenças do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) por ser necessário suprimir a vegetação. Ao Lote 4, a partir de segunda-feira (4), as máquinas chegam para iniciar a escavação da rede de drenagem. As obras nos demais seguem em diferentes estágios.

São Sebastião e Sol Nascente já receberam o Ações Urbanas Comunitárias

De acordo com o coordenador de Ações Urbanas da Codhab, Luiz Sarmento, um dos responsáveis pelo projeto, essa é a terceira região a receber a iniciativa. Ela já ocorreu no Sol Nascente, em Ceilândia; e em São Sebastião. “Assim que o cronograma estiver pronto, levaremos o mutirão para outros lugares também”, frisou.

Também participaram do Ações Urbanas Comunitárias na Vila Buritizinho a colaboradora do governo Márcio Rollemberg, esposa do governador; o diretor-presidente interino da Novacap, Júlio Menegotto; o diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos; o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; e o administrador regional de Sobradinho II, Estevão Reis.

Edição: Raquel Flores