Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/07/2016 às 08:56, atualizado em 11/07/2016 às 11:42
A estimativa de participantes, das redes pública e privada de ensino, é da Secretaria de Educação. Alunos devem chegar aos locais do teste com uma hora de antecedência
Para ambientar os alunos às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e identificar em quais disciplinas eles precisam ter mais foco, a Secretaria de Educação fará um simulado na quarta (6) e na quinta-feira (7). A estimativa é que participem cerca de 40 mil estudantes das redes pública (136 escolas de ensino médio) e particular (50 colégios) — 18 mil a mais do que no ano passado. Também poderão fazer o teste estudantes matriculados na educação de jovens e adultos (EJA) e internos das unidades prisionais e socioeducativas.
Na quarta-feira (6), serão aplicados os testes de ciências humanas e da natureza, com quatro horas e meia de duração. Na quinta-feira (7), será a vez de matemática e exercícios de linguagem e redação. Como no Enem, os inscritos devem chegar uma hora antes e só podem sair depois de duas horas do início do simulado.
Nas escolas públicas, todos os alunos do ensino médio foram inscritos automaticamente, e as provas serão no turno em que estudam. Nas instituições particulares, começarão às 13h15. O mesmo horário vale para o Colégio Militar de Brasília, o Colégio Militar Dom Pedro II e para o Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Comercial, Rural, do Cooperativismo, e Serviço Social do Comércio, da Indústria e de Transporte). A inscrição de alunos da rede privada foi de 16 a 30 de maio.
Neste ano, os cartões de respostas deixam de ser nominais e passam a ter código. Assim, somente quem fez o simulado terá acesso à nota final e ao boletim de desempenho. A divulgação está prevista para setembro.
As questões objetivas serão corrigidas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). As redações, por formandos do curso de letras da Universidade de Brasília e professores voluntários de língua portuguesa.
Estudantes inscritos no simulado ainda poderão concorrer no projeto Jovem Escritor 2016 — Concurso de Redação, iniciativa do Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Educação. Cem redações serão publicadas no livro Jovem Escritor 2016 — com tiragem de 3 mil exemplares —, e os autores das dez mais bem colocadas receberão vale-compras para livros. O lançamento da obra está previsto para outubro. O concurso marca a comemoração da Semana da Comunicação Gráfica 2016.
O simulado para o Enem faz parte do programa Por Dentro dos Exames do Ensino Médio, da Secretaria de Educação. O objetivo é apresentar informações sobre acesso ao ensino superior e promover reflexões a respeito do mundo do trabalho e vivências de situações de aprendizagem que favoreçam a escolha da profissão de forma consciente.
Simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Em 6 e 7 de julho (quarta e quinta-feira)
No turno de aula dos estudantes da rede pública e às 13h15 nos colégios particulares
Nas unidades de ensino dos inscritos
Resultado em setembro de 2016
Edição: Raquel Flores