Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/08/2016 às 15:48, atualizado em 06/12/2016 às 13:31
Medida foi tomada para dar maior comodidade à população. Pistas serão fechadas às 9 horas, e não mais às 7 horas. No domingo (7), a interdição ocorrerá a partir das 13 horas
O trânsito nas proximidades do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será interrompido a partir das 13 horas para as partidas de domingo (7), e não a partir das 11 horas.
Nos próximos jogos da Olimpíada no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, os horários de fechamento da Via N1 e da S2 serão alterados. O início da interdição, inicialmente marcado para as 7 horas, passa a ser às 9 horas, a fim de que os brasilienses possam chegar com maior comodidade ao trabalho. A exceção é para a partida de domingo (7), quando o fluxo de carros será interrompido apenas às 13 horas. Em dias de jogos, os bolsões de estacionamento serão fechados a partir da 0 hora, como previsto.
A decisão foi anunciada após as forças de segurança avaliarem a Operação Olimpíadas na primeira rodada de jogos. Na quinta-feira (4), Brasília abriu o torneio olímpico de futebol masculino. Representantes de diversos órgãos, como do Corpo de Bombeiros, dos Departamentos de Trânsito (Detran-DF) e de Estradas de Rodagem do DF, das Polícias Militar e Civil, do Comitê Organizador dos Jogos do Rio e da Secretaria de Mobilidade, se reuniram na manhã desta sexta-feira (5), na sala de crises do Centro Integrado de Comando e Controle Regional.
“A reunião foi para ajustar a operação de modo que todos apresentassem ideias de qual ponto melhorar”, explicou o coordenador de Brasília da Comissão Distrital de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, coronel da Polícia Militar Paulo Roberto Batista de Oliveira. “Entre segurança e comodidade, prevalecem as questões de segurança. Vimos, porém, que é possível adaptar.”
Para os torcedores que vão assistir a partidas da Olimpíada em Brasília, a orientação é chegar com antecedência ao estádio. A medida é importante para garantir a segurança e evitar filas. “A população teve tempo hábil, os portões abriram às 11 horas, mas percebemos que a presença do público foi muito pequena no primeiro jogo e, a partir das 15 horas, houve um volume grande de pessoas na entrada. Peço colaboração de todos para que cheguem mais cedo”, resumiu o coronel Roberto. Com exceção das partidas de terça-feira (9), um único bilhete dá direito a assistir aos dois jogos quando há rodada dupla.
[Box-Olimpíada]
No domingo (7), o grupo A volta a jogar no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Dinamarca e África do Sul se enfrentam às 19 horas. Já a seleção brasileira entra em campo às 22 horas contra o Iraque. Os portões serão abertos ao público às 17 horas.
Os torcedores também devem ficar atentos aos itens proibidos no estádio. Não é permitido, por exemplo, entrar com mochilas e bolsas, a menos que sejam de material transparente. “Estamos tentando evitar filas o máximo possível, sem afetar a segurança. Levar mochilas e bolsas atrasa todo o procedimento. Houve casos pontuais de algumas pessoas que entraram com bolsas, mas conversamos com a organização do Rio-2016 para que observe e não permita o acesso. As forças de segurança estão lá para dar todo apoio caso o torcedor se recuse”, reforçou o coronel.
Outro ponto importante é que as pessoas levem dinheiro trocado caso optem pelos ônibus. A tarifa das três linhas exclusivas para os dias de jogos custa R$ 2,25. Para os passageiros da rede integrada de transporte público com o metrô, o valor é de R$ 4. A operação especial de transporte começa três horas antes do início das partidas a vai até duas horas após o término.
Nos dias de jogos da Olimpíada em Brasília, todas as faixas da Via N1 serão interditadas da Rodoviária do Plano Piloto até a altura do Tribunal de Contas do DF. A S2 ficará bloqueada do cruzamento com a S1 até o Centro Empresarial Brasil 21. O horário dessas intervenções foi alterado e passa para as 9 horas em 9 (terça), 10 (quarta), 12 (sexta) e 13 de agosto (sábado). Apenas no domingo (7), o bloqueio começará às 13 horas.
Os estacionamentos do complexo esportivo, do canteiro central (como o da Feira da Torre de TV) e atrás do Palácio do Buriti e do Tribunal de Contas são restritos para veículos oficiais e credenciados. Nesse caso, os bloqueios seguem inalterados, com fechamentos à 0 hora.
[Relacionadas]
Também seguirá igual o planejamento para as vias em torno do estádio, que terão o fluxo de carros interrompido à 0 hora dos dias de jogos. Na Via N2 — a interdição vai ser feita da ligação com a N1 até a rotatória próximo à 5ª Delegacia de Polícia. A pista que passa em frente ao estacionamento do Mané Garrincha e segue para o Autódromo Internacional Nelson Piquet e vice-versa estará igualmente interditada. O mesmo vale para a via que contorna o autódromo, em que apenas veículos oficiais e credenciados poderão circular, com exceção somente para a pista em frente ao depósito do Detran, que estará liberada.
As três faixas da S1 ao lado do canteiro central exclusivas para o ônibus de linha especial — da Rodoviária à Funarte — são fechadas apenas três horas antes do primeiro jogo. O procedimento é igual para a inversão do fluxo no Parque da Cidade.
Edição: Paula Oliveira