30/09/2016 às 17:28, atualizado em 24/05/2017 às 08:56

Aberta seleção de atrações para a 3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

Inscrições vão até 10 de outubro. Interessados precisam entregar documentação pessoalmente

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Escritores e artistas podem se inscrever até 10 de outubro para participar da 3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Neste ano, o evento será no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, de 21 a 30 de outubro. As informações da seleção de atrações artísticas estão no edital de chamamento público nº 6, de 2016, da Secretaria de Cultura, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (30).

São 12 vagas para escritores locais; 16 para grupos ou artistas de Brasília para apresentações artísticas — 8 para contar histórias infantis e 8 para narrativas destinadas ao público jovem; 10 vagas para companhias teatrais de Brasília, sendo 5 com espetáculos para o público infantil e outros 5 para o jovem; e 3 vagas para grupos ou artistas musicais.

Os dias e os horários das apresentações serão definidos pela secretaria, com a coordenação do evento. Os cachês variam e estão detalhados no edital. Serão gastos R$ 180 mil para a ação, vindos de emenda parlamentar.

“Tivemos o circuito de feiras literárias, a feira do livro e, agora, vamos apoiar a bienal, fora os projetos do FAC [Fundo de Apoio à Cultura] voltados ao livro, à leitura e à literatura”, destaca a subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural da Secretaria de Cultura, Mariana Soares.

Como participar da 3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e a proposta de trabalho, disponíveis no site da Secretaria de Cultura, e entregar a documentação no protocolo da pasta (SCN, Via N2, Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro), aos cuidados da comissão provisória de avaliação, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas.

De acordo com o edital, os escritores, que precisam ter ao menos um título publicado, vão ministrar ou mediar debates ou palestras em seminários durante o evento. Os grupos para contar histórias farão cinco apresentações cada um, de uma hora. As companhias teatrais farão quatro apresentações cada uma, de no máximo uma hora.

Os artistas musicais terão apresentação de, no máximo, 1 hora e 30 minutos. Serão selecionados aqueles que tenham como gêneros musicais cultura popular, música popular brasileira ou música instrumental. Na proposta de apresentação deve constar qual é a relação do trabalho com literatura, livro ou leitura. Exige-se ter ao menos um CD, DVD ou LP gravado.

As propostas serão avaliadas e selecionadas por comissão composta por servidores da Secretaria de Cultura e representantes da sociedade civil. O resultado final da seleção será publicado em 18 de outubro no Diário Oficial do DF e na página da Cultura na internet.

Seleção de atrações para a 3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

De 30 de setembro a 10 de outubro

Acesse ficha de inscrição e formulário para proposta no site da Secretaria de Cultura. Leia o edital.

Informações por e-mail (spdc@cultura.df.gov.br), pelo telefone (61) 3325-3144 ou pessoalmente, na Subsecretaria de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural da Secretaria de Cultura (SCN, Via N2, Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro), das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas.

Edição: Paula Oliveira