21/10/2016 às 21:32, atualizado em 05/12/2016 às 15:35

65% das casas afetadas por temporal em Samambaia são recuperadas

Força-tarefa teve reforço nesta sexta-feira (21), com 873 pessoas envolvidas no auxílio aos moradores para a recuperação dos imóveis danificados pelas chuvas. Trabalho continua no fim de semana

Por Gabriela Moll e Guilherme Pera, da Agência Brasília

Cerca de 65% das casas afetadas pelo temporal em Samambaia já estão estruturadas e em condições de habitação. De um total de 1,28 mil residências atingidas pelas chuvas e por ventos de 60 quilômetros por hora registrados na madrugada de quinta-feira (20), em dois dias, 832 foram recuperadas e receberam telhado novo.

A Polícia Militar reforçou o efetivo na região. São 122 policiais mobilizados para atender à população.

A Polícia Militar reforçou o efetivo na região. São 122 policiais mobilizados para atender a população. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Até agora, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) substituiu 12 placas de trânsito e recuperou outras 14 no próprio local onde estavam instaladas.

De acordo com a autarquia, todos os semáforos estão funcionando, e um equipamento de medição de velocidade parou de funcionar depois da chuva, mas já está sendo consertado. Agentes continuarão no local durante o fim de semana com duas viaturas.

Reconstrução dos telhados e doações

As quadras mais afetadas pela chuva foram as 113, 115, 121, 219, 315 e 317, em especial as duas primeiras. Para minimizar os danos, a Administração Regional de Samambaia organizou campanha de doação de materiais de construção.

Nesta sexta-feira (21), a entrega de donativos de empresários foi feita no ginásio de esportes, no Setor Urbano, Quadra 301, em frente à administração regional.

O empresário Osvaldo Marangon, de 59 anos, doou 6 mil telhas. Morador de Taguatinga, ele passava de manhã pela região e aproveitou o material que tinha estocado. “Estou com 10 mil telhas, sendo que só 4 mil terão uso, tenho que doar para quem precisa”, disse.

Durante o fim de semana, a Defesa Civil, com apoio da administração regional, continuará a entrega de telhas nos endereços das pessoas atingidasdireita

As doações foram levadas para o parque de serviços da administração, na Quadra 117, atrás do Centro Olímpico Rei Pelé. O material seguiu em caminhões para as casas afetadas pelo temporal.

O auxiliar de serviços gerais Paulo André Lucas de Almeida, de 42 anos, recebeu 13 telhas. “O socorro foi rápido, e esse material será útil”, resumiu o morador da 115, enquanto preparava o ambiente para reconstruir a residência, danificada após tijolos do comércio adjacente caírem sobre o telhado.

Durante o fim de semana, a Defesa Civil, com o apoio da administração regional, prosseguirá com a entrega de telhas mediante doações, diretamente nos endereços das pessoas atingidas.

O atendimento no Creas será mantido no fim de semana.

O atendimento no Creas será mantido no fim de semana. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Para isso, foram mobilizados 35 servidores da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

O Creas fica na QN 419, Área Especial 1. Nesta sexta-feira (21), também foi entregue à família o auxílio para sepultamento do homem de 32 anos que morreu durante a tempestade.

Escolas devem voltar a funcionar na segunda-feira (24)esquerda

A retomada do funcionamento nas 25 unidades de ensino atingidas de alguma forma pelas chuvas também é prioridade. Do total, nove escolas ainda passam por reparos que envolvem podas de árvores, reconstrução de muros e recuperação da área interna. São elas: ECs 111, 317, 415, 425, e 511; CEE 1; CEI 307; CED 619 e Caic Ayrton Senna.

Naquelas em que os reparos já foram concluídos, a Defesa Civil trabalhará sob demanda na reavaliação dos espaços. A ideia é que todas as unidades voltem a atender os alunos na segunda-feira (24).

No caso das que ainda passam por reforma, o objetivo da Secretaria de Educação é que voltem a funcionar ainda que de forma parcial, com remanejamento de estudantes.

Temporal não impede Mutirão da Cidadania

Os estragos causados pelas fortes chuvas não criaram impedimento para o Mutirão da Cidadania, previamente marcado para este sábado em Samambaia, no CEF 411, das 9 às 17 horas. Diversos órgãos da administração pública e entidades privadas participarão da ação de atendimento à comunidade.

Em um momento de reconstrução e socorro às vítimas, essa quarta edição do evento facilitará o acesso da população a uma série de serviços públicos. Será possível, por exemplo, abrir chamados para reparos nas redes elétrica e hidráulica, além de participar de consultas médicas, odontológicas e de atendimentos jurídicos e psicológicos.

A ação é promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania, em parceria com outros órgãos, como ouvidorias do governo de Brasília, CEB, Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Detran-DF, Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), Conselho Tutelar e Defensoria Pública.

Mutirão da Cidadania em Samambaia

No CEF 411 (QN 411, Área Especial 1)

Em 22 de outubro (sábado)

Das 9 às 17 horas

Edição: Vannildo Mendes