27/10/2016 às 15:12, atualizado em 07/12/2016 às 12:10

Batalhão turístico foca em policiamento mais próximo da população

Unidade foi criada após reestruturação da Polícia Militar em maio e atua, principalmente, no turismo cívico e em locais como o aeroporto e a rodoviária interestadual

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Oitenta por cento do tempo que a dupla de policiais formada pelos soldados Patrício de Lima Júnior e Igor Nunes passa no trabalho é em ambientes como museus, a Torre de TV ou a Esplanada dos Ministérios. Isso porque eles integram o Batalhão de Policiamento Turístico, criado em maio com a reestruturação da Polícia Militar (Decreto nº 37.321).

A unidade é composta pela Companhia Lacustre, que antes estava ligada também ao Batalhão Ambiental

A unidade é composta pela Companhia Lacustre, que antes estava ligada também ao Batalhão Ambiental, e pela Companhia de Policiamento Motorizado. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O atendimento é 24 horas. Para facilitar a comunicação do público, o batalhão oferece um serviço de chamadas em português e inglês, disponível tanto para ligações quanto para mensagens de texto. A maior parte da demanda se resume a informações, mas, caso haja necessidade, uma equipe vai ao encontro do solicitante.

Aplicativo do Batalhão Turístico está em fase de teste

O comandante antecipa que será lançado, até o fim do ano, um aplicativo, que poderá ser adquirido gratuitamente em plataformas iOS ou Android. A iniciativa, que já está pronta e em fase de teste, foi desenvolvida pela PM, sem custo extra para o governo.

Pelo aplicativo, que terá conteúdo em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês), o interessado poderá acessar notícias da unidade, projetos desenvolvidos por ela, galeria de fotos, a ouvidoria e um jogo. Também será possível encontrar rotas, marcando os pontos de partida e de chegada.

Batalhão Turístico – (61) 99150-5577

Edição: Marina Mercante