25/11/2016 às 12:11, atualizado em 13/12/2016 às 15:02

Hemocentro celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Atividades na área externa da fundação visam aumentar o estoque para os meses de janeiro e dezembro. Rollemberg, secretários de Estado e diretores de órgãos do DF participaram da campanha nesta sexta (25)

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Nesta sexta-feira (25), quem for à Fundação Hemocentro de Brasília para doar sangue encontrará uma tenda na área externa com várias atrações e atividades feitas para valorizar o gesto. A data marca o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue de 2016, criado para aumentar o estoque para os meses de janeiro e de dezembro, quando a demanda aumenta, mas o número de doações diminui.

“É muito importante essa semana do doador e ter a presença dos secretários e do governador", disse Antônio Carlos, de 41 anos.

“É muito importante essa semana do doador e ter a presença dos secretários e do governador”, disse Antônio Carlos, de 41 anos. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O padeiro Antônio Carlos, de 41 anos, foi surpreendido com o que encontrou. Depois da doação, passou na tenda externa onde as atrações ocorrem sem saber da comemoração do dia. “É muito importante essa semana do doador e ter a presença dos secretários e do governador. Falta mais divulgação para o Hemocentro”, disse.

Fundação Hemocentro de Brasília economizou R$ 10 milhões

Após fazer uma parceria com a Controladoria-Geral do Distrito Federal, o Hemocentro conseguiu fazer uma economia de R$ 10 milhões em custos contratuais. A diminuição de gastos ocorreu devido a mudanças na gestão de órgãos de Brasília.

O Hemocentro de Brasília funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, no Setor Médico-Hospitalar Norte (Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte). Todo o processo de doação dura, em média, uma hora e quinze minutos. A fundação também coleta plaquetas e cadastra doadores de medula óssea.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”

Edição: Paula Oliveira