Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
23/02/2017 às 16:32, atualizado em 23/02/2017 às 19:05
Projeto concebido pelos próprios funcionários da Companhia do Metropolitano está em 15 estações. Até o fim do ano, todas receberão os equipamentos
Em funcionamento desde 15 de fevereiro, os 59 painéis instalados em 15 estações de metrô de Brasília foram oficialmente inaugurados nesta quinta-feira (23). “Até o fim do ano, vamos levar essa tecnologia às outras nove”, destacou o presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Marcelo Dourado, na cerimônia em Águas Claras.
Os equipamentos mostram o tempo que falta para o trem chegar à estação. Por enquanto, além de Águas Claras, eles estão nos terminais 114 Sul, Arniqueiras, Central, Ceilândia Centro, Ceilândia Sul, Concessionárias, Furnas, Galeria, Guará, Metropolitana, Praça do Relógio, Shopping, Terminal Ceilândia e Terminal Samambaia.
Desenvolvido a custo zero, o projeto é dos próprios funcionários do Metrô-DF, sob a coordenação do Departamento de Planejamento e Estudos da companhia. Para os painéis foram destinados cerca de R$ 600 mil, de emendas parlamentares dos deputados distritais Chico Leite (Rede) e Telma Rufino (Pros). “É uma forma de incentivar que as pessoas usem o transporte público”, justificou Leite. “Trata-se de um sistema semelhante aos usados nos principais metrôs do mundo”, completou Telma.
[Olho texto='”Com eles (os painéis), podemos estimar o horário de chegada ao destino, e isso é fundamental para trabalhadores, estudantes e demais passageiros”‘ assinatura=”Luzimar Pereira, diretor-presidente da Associação dos Usuários do Metrô, Trem e VLT do Distrito Federaldireita
Para o diretor-presidente da Associação dos Usuários do Metrô, Trem e VLT do Distrito Federal, Luzimar Pereira, os monitores ajudam a programar as viagens. “Com eles [os painéis], podemos estimar o horário de chegada ao destino, e isso é fundamental para trabalhadores, estudantes e demais passageiros”, destacou Pereira.
De acordo com o Metrô, esse é um processo de modernização do sistema de informação, dividido em três etapas. A primeira corresponde à instalação dos monitores. A seguinte é a expansão, até o fim do ano, para as outras nove estações metroviárias. Por fim, o tempo que falta para o trem chegar poderá ser visto em um aplicativo para tablets e smartphones.
Em 21 de abril de 2016, um painel experimental foi instalado na Estação Arniqueiras e funcionou por 60 dias. Em seguida, o Metrô-DF lançou edital de licitação para adquirir os monitores.
Pelo WhatsApp (61) 99220-0176, é possível encaminhar sugestões, informações e reclamações sobre o serviço metroviário de Brasília. Além desse canal, há o (61) 3353-7373 e a Ouvidoria do governo de Brasília, pelo site ou pelo telefone 156.
Edição: Raquel Flores