Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/04/2017 às 09:18, atualizado em 04/04/2017 às 09:57
Programação do mês terá apresentação adaptada para pessoas com autismo, especial de Páscoa e outros três espetáculos
Em abril, a programação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro terá seis apresentações gratuitas. Além dos concertos semanais, às terças-feiras, estão previstos três espetáculos diferenciados: o Concerto Inclusivo, um especial de Páscoa e outro que celebra os 57 anos de Brasília, comemorados em 21 de abril.
No sábado (1º), às 11 horas, abre a série do mês o Concerto Inclusivo, voltado para pessoas do espectro autista, principalmente crianças. Sob regência do maestro titular do grupo, Cláudio Cohen, os músicos executam trilhas de cinema e clássicos eruditos.
Para atender o público-alvo, o ambiente será adaptado com mais iluminação, menos intensidade sonora e contará com profissionais capacitados para oferecer suporte aos expectadores, se necessário.
A atividade feita em parceria com a iniciativa privada celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril) e tem como objetivo promover a inclusão e a socialização por meio da música. O evento será no Cine Brasília (106/107 Sul), que tem capacidade para 620 lugares.
Em 4 de abril, o grupo dá sequência ao ciclo que marca os 190 anos da morte de Ludwig van Beethoven (1770-1827). Três peças do compositor alemão integram o programa, que será novamente no Cine Brasília, às 20 horas. Em Concerto para Piano e Orquestra nº 4 Opus 58 em Sol Maior, haverá a participação do solista convidado Fernando Calixto.
Sob a regência do maestro convidado Eliseu Ferreira, os músicos da orquestra apresentam Messias, do alemão Georg Friedrich Handel. Eles estarão acompanhados pelos solistas convidados Isabel Quintella (soprano), Brésia Soares (contralto), Rodrigo Soalheiro (tenor), Gutemberg Amaral (barítono) e pelo Coral Adventista de Brasília.
A peça de tema cristão faz alusão ao feriado da Páscoa, que neste ano cai em 16 de abril. A obra será executada às 20 horas, no Santuário Dom Bosco (702 Sul).
Em 18 de abril, a orquestra tocará às 18h30, no auditório da Câmara Legislativa. No programa, Le Tombeau du Couperin, de Maurice Ravel, e a Sinfonia nº 35, de Mozart.
Em 23 de abril, o grupo sobe ao palco da Torre de TV especialmente para celebrar os 57 anos de Brasília. A orquestra estará acompanhada de jovens de projetos socioeducativos musicais.
As obras serão definidas nos próximos dias, mas o maestro Cláudio Cohen adianta que tocará clássicos de cinema e músicas populares. O aniversário da cidade será celebrado antes e depois da data oficial, 21 de abril, e tem atividades previstas dos dias 18 a 30.
Encerra o mês, em 25 de abril, sob o comando de Cohen, o espetáculo que celebra o centenário do tango La Cumparsita, do uruguaio Gerardo Matos Rodriguez. A música homenageada abre a apresentação, seguida por outro tango, Por una Cabeza, do francês Carlos Gardel.
Pulcinella, do russo Igor Stravinsky, dá sequência ao programa da apresentação internacional, que trará ainda o Concerto para Violino e Orquestra, de Tchaikovsky, onde sola o violinista alemão Oscar Bohórquez. Fecha a noite Sinfonia nº1 , do ucraniano Serguei Prokoffiev.
Edição: Paula Oliveira