Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
25/04/2017 às 19:22, atualizado em 16/06/2017 às 20:18
Prazo é para alunos de colégios públicos e particulares registrarem times de basquete, futsal, handebol e vôlei
Estudantes de escolas públicas e privadas têm até 5 de maio para se inscrever nas quatro modalidades coletivas dos 57º Jogos Escolares do DF: basquete, futsal, handebol e vôlei. As inscrições devem ser feitas, pelo responsável do colégio, nas coordenações regionais de ensino.
Neste ano, o evento — que antes era disputado apenas em nível distrital — contará com uma etapa regional, de 5 de maio a 14 de junho, para os esportes coletivos. Os classificados regionalmente passarão para a fase distrital, agendada para os meses de junho a setembro.
[Olho texto='”A nossa ideia é estimular a participação de mais escolas, daquelas que são menores e não costumam participar dos Jogos”‘ assinatura=”Luís Maurício Marques, gerente de Educação Física e Desporto Escolar, da Secretaria de Educaçãoesquerda
A mudança vale apenas para as modalidades coletivas, tanto da categoria de 12 a 14 anos quanto para a de 15 a 17 anos. “A nossa ideia é estimular a participação de mais escolas, daquelas que são menores e não costumam participar dos Jogos”, justifica o gerente de Educação Física e Desporto Escolar, da Secretaria de Educação, Luís Maurício Marques.
Assim, o calendário também ficará mais organizado, e haverá otimização de recursos, segundo ele. Isso porque algumas coordenações já faziam competições regionais, independentemente dos Jogos Escolares.
Para compra de material, gastos com transporte e arbitragem, por exemplo, na etapa distrital, cada regional receberá um repasse de verba por meio do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf). O valor, a ser publicado por meio de portaria no Diário Oficial do DF, levará em conta o número de escolas que atendem alunos na faixa etária da competição.
Para auxiliar na divulgação, cada coordenação regional indicou um titular e um suplente para a comissão organizadora dos Jogos. Com o apoio de ambos, espera-se que haja maior adesão.
Nas modalidades coletivas, cada colégio pode inscrever até quatro equipes por esporte, desde que seja uma por categoria e gênero. Ou seja, uma de futebol masculina e uma feminina na categoria de 12 a 14 anos e outras duas — masculina e feminina — na categoria de 15 a 17 anos, por exemplo.
De acordo com o regulamento, os alunos nascidos entre 2003 e 2005 ficam na categoria de 12 a 14 anos. Já os que nasceram entre 2000 e 2002 vão para a categoria de 15 a 17 anos.
Nos dez esportes individuais dos Jogos Escolares do DF — atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez —, as competições seguirão igual, com início já na etapa distrital. Ela será disputada de junho a agosto para a categoria mais jovem e, em agosto e setembro, para os de 15 a 17 anos.
[Numeralha titulo_grande=”15 a 30 de maio” texto=”Período de inscrição nos dez esportes individuais dos 57º Jogos Escolares do DFdireita
As inscrições vão de 15 a 30 de maio. Nesse caso, elas deverão ser feitas diretamente na secretaria dos Jogos, que ficará no Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907/908 Sul.
Os Jogos Escolares do DF também funcionam como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, em nível nacional. Neste ano, Brasília será uma das cidades-sede do maior evento esportivo estudantil do País. A cidade receberá a etapa de 15 a 17 anos dos Jogos da Juventude, de 16 a 25 de novembro. Antes, a disputa de 12 a 14 anos será em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro.
57º Jogos Escolares do DF — inscrição em modalidades coletivas
Até 5 de maio (sexta-feira)
Nas coordenações regionais de ensino
Mais informações no regulamento
Edição: Raquel Flores