Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
02/05/2017 às 18:51, atualizado em 02/05/2017 às 21:11
A partir desta terça-feira (2), mudanças permitem separação de itinerários do Riacho Fundo II, que terá reforço de 34 viagens por dia
Para melhorar o transporte coletivo no Recanto das Emas, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) implementa, a partir desta terça-feira (2), a separação das linhas da região em relação ao Riacho Fundo II.
A partir de agora, dois itinerários seguem diretamente para o Plano Piloto. Samambaia Norte também passa a ter mais opções de trajeto.
No caso do Recanto, a linha 871.3 sai direto para às vias W3 Sul e Norte. A 874.4, por sua vez, parte com destino à Rodoviária do Plano Piloto (e vice-versa). Nenhuma dessas duas linhas passa pelo Riacho Fundo II e ambas funcionam durante o horário de pico.
As adaptações foram feitas com base em estudos técnicos da autarquia, motivadas por demandas da população. “Os usuários reclamavam que os ônibus saíam lotados e, quando chegavam ao Riacho Fundo II, não era possível embarcar ninguém”, explica o diretor-técnico do DFTrans, Márcio Antônio de Jesus.
[Olho texto='”Os usuários reclamavam que os ônibus saíam lotados e, quando chegavam ao Riacho Fundo II, não era possível embarcar ninguém”‘ assinatura=”Márcio Antônio de Jesus, diretor-técnico do DFTransesquerda
As duas cidades reúnem condição de ter linhas de ônibus independentes em razão do aumento da demanda. “A população cresceu muito na área por causa da criação do Parque do Riacho”, conta o diretor-técnico.
O empreendimento a que ele se refere integra o programa Habita Brasília, do eixo Morar Bem.
A adequação de itinerários estabelece também o reforço em até 34 viagens/dia do Riacho Fundo II para o Plano Piloto. No sentido inverso, serão mais 32 viagens. As linhas incrementadas são as seguintes:
A ampliação da capacidade de transporte ocorre também com troca de tecnologia, como explica o diretor-técnico do DFTrans. “Para isso, colocamos 11 ônibus articulados a mais em circulação”, afirma.
Com a inauguração do terminal de Samambaia Sul, em 21 de abril deste ano, foi possível redistribuir as linhas para Samambaia Norte.
A divisão leva em consideração o melhor aproveitamento dos veículos. “A estação de Samambaia Sul fica bem localizada e permite que sejam feitas mais viagens em percurso mais curto”, defende Márcio Antônio.
Para isso, serão seis novas linhas, que saem do terminal de Samambaia Sul, seguem para Samambaia Norte e chegam ao Plano Piloto. São elas:
Nesta terça-feira (2), passa a vigorar também a linha 366.2, que faz o itinerário Circular Terminal Samambaia Norte — Aterro Sanitário de Brasília.
Ela faz viagens no início da manhã e fim da tarde, com o objetivo de atender os servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que trabalham no espaço recém-inaugurado.
Para receber todas as mudanças elaboradas pelo DFTrans, a Plataforma D da Rodoviária do Plano Piloto passará por adequações dos boxes. Com isso, será possível dar mais fluidez às 28 linhas que operam no local.
Edição: Vannildo Mendes