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30/05/2017 às 12:54, atualizado em 15/11/2017 às 15:46
Estudo feito por empresa habilitada no processo de parceria público-privada indica a construção de bulevar para atrair a população e a inclusão de Brasília no calendário nacional de eventos como os principais passos a serem seguidos
Os estudos técnicos para o projeto de concessão do Arenaplex — Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson e Complexo Aquático Cláudio Coutinho — foram apresentados ao público pela primeira vez, na manhã desta terça-feira (30). O encontro ocorreu no auditório da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).
A proposta é conceder o conjunto esportivo por 35 anos, renováveis por outros 35 anos. A ideia é potencializar a capacidade do Mané Garrincha de ser o palco de grandes eventos, reformar o Nilson Nelson para também poder receber jogos e shows, além de manter o uso social do Claudio Coutinho. A publicação do edital de licitação da parceria público-privada está prevista para o fim de julho.
O investimento inicial do concessionário será de R$ 80 milhões na revitalização dos espaços. Além disso, ele deverá assumir os gastos do governo de cerca de R$ 8,5 milhões por ano com a manutenção do espaço, e pagar outorga anual de R$ 5 milhões para a Terracap, dona do terreno.
“Ao deixar de gastar com a manutenção e arrecadar com a outorga da concessão, o governo e a população de Brasília têm um ganho de cerca de R$ 13,5 milhões”André Gomyde, diretor de Novos Negócios da Terracapesquerda
“Ao deixar de gastar com a manutenção e arrecadar com a outorga da concessão, o governo e a população de Brasília têm um ganho de cerca de R$ 13,5 milhões”, observou o diretor de Novos Negócios da Terracap, André Gomyde.
Em contrapartida, o concessionário pode explorar comercialmente os equipamentos esportivos e as cerca de 7 mil vagas de estacionamento.
A construção de um bulevar — espécie de praça — em frente ao Mané Garrincha visa melhorar o paisagismo em volta do empreendimento e aumentar a circulação de pessoas. O investimento da iniciativa privada seria de cerca de R$ 200 milhões.
Segundo o CEO da Dubois & Co. — empresa habilitada no processo para ser responsável pelos estudos —, Richard Dubois, a iniciativa tem base em ideias de Lucio Costa (urbanista que projetou Brasília) de instalar aparelhos de lazer acessíveis e integrados próximo ao Eixo Monumental.
“O bulevar é o coração do projeto, porque garante o fluxo constante de pessoas em um local que pode ter cinema, teatro, entre outros empreendimentos fora de dias de grandes eventos”Richard Dubois, CEO da Dubois & Co.direita
“O bulevar é o coração do projeto, porque garante o fluxo constante de pessoas em um local que pode ter cinema, teatro, entre outros empreendimentos fora de dias de grandes eventos”, explicou Dubois.
A apresentação de hoje é mais um passo na garantia de transparência do processo, iniciado em março de 2016 com publicação do edital de chamamento público para procedimento de manifestação de interesse.
Em 15 de junho, ocorre uma audiência pública, em que empresários interessados em investir no projeto, órgãos de controle e a população em geral vão poder ter acesso mais uma vez ao projeto.
Na mesma época, a Terracap vai deixar disponível, por 30 dias, para consulta a minuta do edital de licitação na internet, antes da publicação do documento definitivo no Diário Oficial do Distrito Federal.
Edição: Paula Oliveira