Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/07/2017 às 13:09, atualizado em 17/07/2017 às 12:30
Equipamento foi inaugurado na manhã deste sábado (15) e não teve custos para o governo. Parceria prevê instalação de outras unidades pelo DF
O Parque da Cidade Dona Sara Kubitschek passou a contar com uma estação de ginástica ao ar livre gratuita e adaptada para pessoas com deficiência. O equipamento, inaugurado na manhã deste sábado (15), fica próximo ao Estacionamento 13 e ao Quiosque do Atleta.
Frequentador do parque e morador de Águas Claras, o estudante Mateus Moreira, de 16 anos, aprovou a ideia. “Isso ajuda no nosso condicionamento físico e no bem-estar”, disse o jovem skatista, que também pratica halterofilismo, tênis em cadeira de rodas e natação.
Para a inauguração, ele convidou a amiga, também cadeirante, Geovana Luiza de Sousa França, de 17 anos. Observados por familiares, os dois testaram os equipamentos.
“Somos, sim, pessoas normais, e todos somos iguais. Isso é legal para mostrar que temos nosso lugar e que merecemos respeito e ser tratados da mesma forma”, ressaltou Geovana Luiza, moradora do Riacho Fundo I.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre o governo de Brasília, a empresa Mobiliários Urbanos Desportivos (Mude) e o Banco Santander, sem ônus para o poder público e com manutenção incluída.
Para o Distrito Federal, estão previstos 37 equipamentos semelhantes para ginástica e alongamento, distribuídos por diversas regiões administrativas. Desses, seis são adaptados para pessoas com deficiência, sendo o primeiro no Parque da Cidade. De acordo com a Mude, do total, 30 já foram instalados.
“Temos buscado cada vez mais intensificar as nossas relações com a iniciativa privada, e isso aqui é um exemplo disso”, destacou o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena.
[Numeralha titulo_grande=”37″ texto=”Número de equipamentos semelhantes previstos para ginástica e alongamento distribuídos pelo DF
Ele pontuou ainda iniciativa semelhante e voltada à inclusão, ocorrida em 2016, no Parque da Cidade: “Seguindo a mesma linha, conseguimos, por meio de produtores de eventos, adquirir alguns brinquedos adaptados para crianças com deficiência no espaço onde está o foguetinho, um ícone de Brasília, e que até então não havia recebido brinquedos desse tipo”.
Por meio da parceria que resultou na entrega de hoje, também próximo ao Quiosque do Atleta foi criado um espaço destinado à prática esportiva. O local recebeu piso emborrachado e calçamento com acessibilidade e teve os conjuntos de mesas e bancos revitalizados. Um aulão de crossfit deu início às atividades da nova área.
Segundo o sócio fundador da Mude, Marcus Moraes, esse espaço receberá, a partir da próxima segunda-feira (17), aulas gratuitas de treinamento funcional. “Além de poder se exercitar sozinho, a pessoa vai poder ter um local com contato com profissional de educação física, que pode orientá-la”, explicou.
As aulas são inclusivas e ministradas por profissionais especializados. Os interessados podem consultar os dias e os horários pela internet e ir ao local ou fazer a reserva pelo aplicativo da empresa para celular. Brasília é a segunda região do País a receber a iniciativa, que já ocorre no Rio de Janeiro e será expandida para outras três capitais.
Edição: Saulo Araújo