Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
21/07/2017 às 17:07
Balanço da Secretaria da Segurança Pública mostra ainda que 21 autores desse tipo de crime foram presos em flagrante, 4 deles em junho
Os assaltos a postos de combustíveis no Distrito Federal diminuíram 45% nos seis primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2016 — foram 172 contra 317, respectivamente.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, o primeiro semestre de 2017 foi o que registrou menos roubos a esses estabelecimentos em quatro anos.
Desde 2015, quando foi lançada a política de segurança Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, a secretaria identificou uma queda considerável nos indicadores.
No primeiro semestre de 2014, por exemplo, o DF contabilizou 965 roubos a postos de combustíveis. Já no ano seguinte, esse número caiu para 469 — decréscimo de 51%.
As forças de segurança trabalham com estratégia focada nas manchas criminais, estudos produzidos pela Segurança Pública com base nos boletins de ocorrências.
Esses registros permitem que a Polícia Civil mapeie as características do roubo em postos de combustíveis e, assim, localize os autores.
A Polícia Militar, por sua vez, distribui o efetivo nos pontos “mais quentes”, ou seja, aqueles em que os assaltos são mais frequentes, observando o dia e a hora mais comuns desse tipo de crime.
Para o porta-voz da corporação, major Michello Bueno, a ajuda dos donos de postos de combustíveis é fundamental para o trabalho dos policiais. O militar recomenda a instalação de “sistema de monitoramento por câmeras, com imagens nítidas, alarmes e um rápido acionamento da polícia pelo telefone 190, quando necessário”.
O levantamento da Secretaria da Segurança Pública mostra que 21 autores de roubos a postos de combustíveis foram presos em flagrante neste ano. Desses, quatro somente em junho.
Nesse mesmo mês, segundo o estudo da pasta, houve quatro roubos a menos a postos de combustíveis do que em junho do ano passado: 40 em 2016 e 36 em 2017.
Em pelo menos 67% das ocorrências, os criminosos usaram arma de fogo para ameaçar as vítimas e subtrair objetos de valor. Taguatinga é a região administrativa que registrou mais casos (8), seguida por Ceilândia (7).