28/08/2017 às 16:00, atualizado em 29/08/2017 às 10:08

Dia nacional de combate ao tabagismo será lembrado na Rodoviária do Plano nesta terça (29)

Secretaria de Saúde promoverá ações como testes de medida da capacidade respiratória e distribuirá materiais educativos. Mobilização ocorrerá na Plataforma C, das 8 horas ao meio-dia

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Os malefícios do tabaco serão tema de campanha educativa da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (29) na Plataforma C da Rodoviária do Plano Piloto. A ação marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Das 8 às 12 horas, a população terá acesso gratuito a esclarecimentos e serviços como testes de medida da capacidade respiratória e de dependência do tabaco e dosagem de monóxido de carbono.

[Numeralha titulo_grande=”1.054″ texto=”Número de atendimentos de janeiro a junho de 2017 em 18 centros de referência em tratamento do tabagismo no DFdireita

Pessoas interessadas em parar de fumar que comparecerem ao evento serão encaminhadas para unidades de tratamento da rede pública de saúde.

De acordo com a secretaria, o Distrito Federal conta hoje com 42 centros de referência em tratamento do tabagismo. Em 18 deles, de janeiro a junho, foram feitos 1.054 atendimentos — 551 pacientes informaram ter largado o vício do cigarro.

Os centros ficam distribuídos em 14 regiões administrativas: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto (Asas Norte e Sul), Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.

Os endereços estão na página do Programa de Controle do Tabagismo no DF do site da Secretaria da Saúde.

Segundo o coordenador do programa, pneumologista Celso Rodrigues da Silva, o tratamento na rede pública se dá em grupos de terapia que trabalham o cognitivo e os graus de dependência e de motivação dos participantes. Quando necessário, é oferecido gratuitamente tratamento medicamentoso.

Os encontros ocorrem semanalmente ao longo de um mês e são acompanhados por médico e equipe de saúde.

O programa atua ainda em duas frentes: nas escolas públicas e privadas, onde os professores recebem orientação para multiplicar mensagens antitabagistas.

Para marcar a data amanhã, a Vigilância Sanitária também promoverá ações em bares e restaurantes do DF para verificar o cumprimento da Lei Antifumo nº 12.546, de 2011. O Artigo 49 proíbe o fumo em recintos coletivos fechados, sejam eles públicos ou privados.

Origem do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Criado em 1986, pela Lei Federal nº 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Neste ano, o tema da campanha nacional é O cigarro mata. Dados do Ministério da Saúde apontam que 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo, e 12,6% de todas as mortes no País podem ser atribuídas a esse mal.

Edição: Raquel Flores