30/09/2017 às 15:11, atualizado em 02/10/2017 às 11:02

Jardim Botânico, Lago Sul e Mangueiral terão Cidades Limpas a partir de segunda (2)

Força-tarefa está em sua 25ª edição e, desta vez, conta com a participação de 236 trabalhadores e agentes públicos

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria das Cidades

O programa Cidades Limpas, coordenado pela Secretaria das Cidades, executará serviços de limpeza, conservação e revitalização no Jardim Botânico, no Lago Sul e no Setor Habitacional Jardins Mangueiral até 20 de outubro.

A 25ª edição da força-tarefa será lançada nesta segunda-feira (02), no Jardim Botânico, no estacionamento em frente à Escola de Administração Fazendária (Esaf), às 8 horas.

Durante as três semanas de operação, 236 pessoas, entre servidores públicos e funcionários de empresas com as quais o governo de Brasília mantém contratos, trabalharão para atender às demandas indicadas pelos moradores.

A primeira semana da operação será no Jardim Botânico. Além das ações habitualmente executadas — roçagem, poda, tapa-buracos e troca de lâmpadas queimadas —, as equipes farão a retirada de outdoors irregulares que estão dentro do parque Bernardo Sayão.

Além de roçagem, tapa-buracos e troca de lâmpadas, as equipes retirarão outdoors irregulares no Parque Bernardo Sayãoesquerda

A área de preservação é de responsabilidade do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que solicitou essa ação de limpeza à força-tarefa.

Na segunda e terceira semanas, entre 9 e 20 de outubro, o trabalho será feito no Lago Sul e no Setor Habitacional Jardins Mangueiral.

Entre as ações previstas está o mutirão de limpeza nas margens do Lago Paranoá. No Mangueiral, um dos focos é a retirada de entulho.

Programa mobiliza diversos órgãos públicos

O Cidades Limpas é uma força-tarefa comandada pela Secretaria das Cidades, com o apoio de diversos órgãos do governo de Brasília. Entre eles estão a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Participam ainda a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Corpo de Bombeiros Militar do DF, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Detran-DF, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e as Polícias Militar e Civil do DF.

Lançado em novembro do ano passado, o programa já passou por 21 regiões administrativas e tem como objetivo promover uma imediata melhoria no ambiente urbano.

O Cidades Limpas promove ações de tapa-buracos, poda de árvores, capina e roçagem, remoção de entulhos e de carcaças abandonadas, recuperação de sinalização de trânsito e de iluminação pública, além de manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Lançamento da 25ª edição do programa Cidades Limpas

2 de outubro (segunda-feira)

Às 8 horas

No Estacionamento em frente à Esaf