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26/10/2017 às 08:55, atualizado em 26/10/2017 às 09:29
De 1° a 30 de novembro, serão exibidos filmes nacionais e internacionais em tecnologia fulldome — projetados em telas semiesféricas
A partir de 1° de novembro, o Planetário de Brasília receberá o Immersphere — Festival Internacional de Fulldome de Brasília. O evento contará com exibições de filmes nacionais e internacionais até 30 de novembro. A entrada será gratuita.
A tecnologia fulldome causa a impressão no espectador de que ele está inserido totalmente no filme, pois o mundo real se mistura com o virtual. Isso ocorre porque as películas são exibidas em uma tela semiesférica com sons e imagens de alta qualidade que confundem os sentidos.
Nos cinco primeiros dias, ocorrerá a mostra competitiva. Vinte e dois filmes concorrerão a seis prêmios. Serão sete produções do Brasil, cinco da Grã-Bretanha, duas da França, duas da Colômbia, duas do México, uma do Canadá, uma da Bélgica, uma da Espanha e uma dos Estados Unidos.
As categorias são:
Após a fase de premiações, a mostra continuará no Planetário de Brasília até 30 de novembro. Além dos 22 filmes, os visitantes poderão assistir a dez títulos que não participam da competição.
A bilheteria do Planetário vai distribuir as senhas por ordem de chegada uma hora antes das sessões. Cada pessoa pode pegar até dois ingressos.
O festival também contará com workshops sobre conteúdo da área audiovisual e fulldome, palestras, mesas-redondas, apresentações de projetos e pesquisas relacionadas à mostra, exposição de arte e de tecnologia e oficinas.
No encerramento, haverá a publicação de um catálogo com o resumo dos filmes, das obras exibidas e das apresentações dos autores.
Os workshops e as mesas-redondas terão entrada franca, sujeita à lotação dos espaços. Já as oficinas são pagas, e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento.
O festival conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF e tem apoio da Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, que cedeu o Planetário.
Edição: Paula Oliveira