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03/12/2017 às 16:33, atualizado em 04/12/2017 às 11:17
Prazo para participar do programa é sexta-feira (8). Com base nas principais dificuldades de moradores, a Agência Brasília preparou uma sequência de perguntas e respostas sobre o assunto
O prazo para participar da venda direta dos lotes do Trecho 3 de Vicente Pires presentes no Edital nº 1 de 2017, antiga Colônia Agrícola Samambaia, termina na sexta-feira (8).
Até essa data, interessados devem dar entrada no processo de regularização fundiária na Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e enviar a proposta de compra.
Baseada nas principais dificuldades de moradores em relação aos trâmites para participar do programa de venda direta, a Agência Brasília preparou uma sequência de perguntas e respostas sobre o assunto.
Venda direta de imóveis em Vicente Pires
Somente pessoas físicas com mais de 18 anos podem participar da venda direta dos lotes nos condomínios em processo de regularização. É permitida a compra de apenas um lote por pessoa.
O primeiro passo é fazer o cadastro no site da Terracap ou pessoalmente na sede da empresa pública (SAM, Bloco F, Edifício Sede Terracap).
É preciso apresentar os seguintes documentos:
Pela internet, é preciso enviar cópia digitalizada de todos os documentos acima. A proposta de compra, no entanto, deve ser apresentada pessoalmente na Terracap após o cadastro ter sido feito.
O cadastro não garante a compra do imóvel.
O Edital nº 1 de 2017 para o Trecho 3 de Vicente Pires contempla 2.990 lotes e apresenta o preço de cada um já com a dedução do valor da infraestrutura implementada e da valorização decorrente dessas benfeitorias.
Não entram nessa fase os imóveis em áreas de parcelamento condicionado, de influência das linhas de transmissão de alta tensão e os que são de uso residencial coletivo (edifícios), comerciais, mistos e vazios.
Após a fase de cadastramento, que não garante a compra do imóvel, é preciso apresentar preenchida e impressa a proposta de compra da unidade, que pode ser retirada na internet ou pessoalmente, na sede da Terracap.
Com o formulário, devem ser apresentados:
Documentos pessoais do interessado e do cônjuge, caso haja
Documentos do lote
Outros documentos
Sim. Desde a decisão da Vara do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, em agosto de 2017, moradores que tiverem outros imóveis em Brasília também poderão participar do processo.
O pagamento poderá ser feito à vista, parcelado diretamente com a Terracap ou financiado por instituição financeira. A Terracap poderá conceder descontos, que chegam a 25% para pagamentos à vista.
O desconto de 25% é válido sobre o saldo devedor para aqueles que, no prazo de até 350 dias, contados da data de assinatura da proposta de compra parcelada, optarem pelo pagamento total do imóvel.
Para ter direito aos descontos, o cadastro é obrigatório. O imóvel também poderá ser 100% financiado. Na Terracap, onde pode ser feito em até 240 meses – o somatório da idade do morador e do prazo de financiamento passou de 80 para 90 anos.
O interessado poderá utilizar o simulador disponível no site da Terracap. Para isso, é preciso informar os valores do imóvel e da entrada, além do número de parcelas desejadas.
Para financiar o lote, será feita uma análise da renda do interessado, que, para comprovar os ganhos, poderá agrupar a renda dele a de outras pessoas.
Nesse caso, a composição de renda se dá pelo grupo familiar (cônjuges e filhos), e, para isso, o interessado deve apresentar à Terracap, no momento da entrega da proposta de compra, além dos itens já citados, os documentos das pessoas que vão compor a renda. São eles:
Até 8 de dezembro, juntamente com a proposta de compra, o comprador deve entrar com requerimento de revisão de área, disponível na Terracap.
Até 8 de dezembro, juntamente com a proposta de compra, é preciso entrar com requerimento de revisão de área, disponível na Terracap.
Os processos que atendem aos requisitos do edital são publicados no Diário Oficial do DF. Posteriormente, o cidadão é contatado por telefone para comparecer à Terracap e dar andamento à compra, que será efetivada por meio de escritura de compra e venda em cartório.
Se a pessoa comparecer, mas não preencher os requisitos para a venda direta, ocorrerá a inabilitação, abrindo-se prazo para recurso de dez dias úteis.
Caso permaneça a inabilitação, poderá ser aberto um novo recurso em até cinco dias úteis. Permanecendo a inabilitação, o imóvel ficará disponível para venda por licitação pela Terracap.
O não comparecimento até 8 de dezembro implicará, automaticamente, na renúncia ao direito de compra direta.
Nesse caso, o imóvel será licitado pela Terracap, podendo ou não ser reconhecido o direito de preferência do morador.
Edição: Paula Oliveira