05/12/2017 às 20:27

Alunos da rede pública visitam museus históricos de Brasília

Para encerrar o ciclo de visitações do projeto Turismo Cívico deste ano, estudantes da Escola Classe 416 Sul conheceram, nesta terça (5), o Museu JK e o Centro Cultural Três Poderes

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

Nomes como o do ex-presidente Juscelino Kubitschek, do urbanista Lucio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer, responsáveis pela construção de Brasília, ganharam um olhar diferente dos alunos do 4º ano da Escola Classe 416 Sul.

Em visita guiada ao Memorial JK e ao Centro Cultural Três Poderes, os estudantes puderam aprender mais sobre a história da capital do País, além de conhecer fatos importantes da formação e das características da cidade.

A visitação ocorreu por meio do projeto Turismo Cívico, que encerrou o ciclo de 2017 nesta terça-feira (5). De março a dezembro, foram contemplados 2,5 mil participantes. A iniciativa da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer propõe um contato mais próximo e dinâmico com Brasília.

Para o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena, o projeto reforça a relação da criança com a cidade. “Vários relatos mostram que mais de 80% dos alunos que fazem o Turismo Cívico nunca tinham visitado os museus históricos. Proporcionar esse contato é gratificante”, defende.

[Olho texto='”Mais de 80% dos alunos que fazem o Turismo Cívico nunca tinham visitado os museus. Proporcionar esse contato é gratificante”‘ assinatura=”Jaime Recena, secretário adjunto de Turismoesquerda

Aluno do 4º ano da Escola Classe 416 Sul, Sammuel de Brito, de 10 anos, aprovou o passeio. Um dos momentos favoritos foi a grande maquete de Brasília, no Espaço Lucio Costa, na qual ele pôde conferir a localização da sua escola e de outros pontos que conhece.

Coordenadora pedagógica da unidade, Angélica do Rosário acredita que esses momentos complementam o que é visto em sala de aula. “No 4º ano eles aprendem sobre o Distrito Federal. Ter contato com os museus é muito rico. A maioria não tem oportunidade de ir a um local como esse por conta própria.”

Isadora Alves, de 10 anos, conta que, apesar de já conhecer o Memorial JK, a explicação apresentada no passeio foi significativa. “É importante a gente saber da história da nossa cidade. Principalmente para passar para as próximas gerações.”

Projeto Turismo Cívico

Lançado oficialmente em dezembro de 2015, o projeto Turismo Cívico contribui para a formação de estudantes de escolas públicas desde abril de 2016.

[Numeralha titulo_grande=”4 mil” texto=”Número de alunos que já participaram do projeto Turismo Cívico em quase dois anosdireita

Em quase dois anos de atuação, a iniciativa já contemplou mais de 4 mil alunos com visitas guiadas à Praça dos Três Poderes, ao Senado Federal, à Câmara Legislativa, ao Memorial JK e ao Museu da Imprensa, entre outros espaços.

As excursões ocorrem semanalmente às segundas, terças e quartas-feiras, pela manhã e à tarde. A iniciativa conta com a parceria da Casa Militar; das Secretarias de Educação, de Cultura, e do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

Para agendamento, os interessados devem entrar em contato com a equipe da Coordenação do Turismo Cívico, pelo e-mail: turismo.civico@setur.df.gov.br.

Edição: Vannildo Mendes