23/12/2017 às 09:06

Brasília recebe mais 18 papa-lixos

Sol Nascente e Pôr do Sol, em Ceilândia, e Estrutural são as localidades contempladas com os equipamentos para armazenar resíduos de forma segura e limpa

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Mais 18 papa-lixos são instalados em Brasília: cinco para os moradores da Estrutural, oito para os do Sol Nascente e outros cinco para os do Pôr do Sol — ambos em Ceilândia.

Os equipamentos ficam em pontos estratégicos, em que os caminhões tradicionais de coleta do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) não conseguem entrar.

Os contêineres semienterrados têm capacidade de 5 metros cúbicos (equivalente a uma caçamba) e permitem o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, o que minimiza os riscos de proliferação de ratos e baratas.

Um caminhão com braço mecânico retira o material depositado, que é encaminhado para áreas do SLU.

No Sol Nascente já funcionam 13 papa-lixos. Com os oito novos, serão 21, local com o maior número dessas estruturas. “Das áreas onde nossos veículos não entram, o Sol Nascente é a que tem o maior número de habitantes”, explica a diretora-presidente do SLU, Kátia Campos.

De acordo com o SLU, até novembro, foram coletadas 2.063 toneladas de resíduos descartados nesses equipamentos.

[Numeralha titulo_grande=”2.063 toneladas” texto=”Quantidade de resíduos descartados em papa-lixos do DF até novembrodireita

A instalação, sem custos adicionais ao governo, está prevista no contrato de limpeza urbana que inclui as regiões atendidas com a medida.

Onde estão os papa-lixos no DF

Para facilitar a busca por papa-lixos do SLU, há um mapa interativo no site da autarquia. Além da localização, é possível ver a área de influência de cada um deles.

No mapa on-line, estão disponíveis ainda informações sobre os terrenos do SLU pelo DF e sobre os papa-entulhos — espaços em que cada pessoa pode entregar, diariamente, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de resíduos de construção, volumosos (como móveis) e restos de podas. Também são aceitos recicláveis, desde que estejam separados e limpos.

Edição: Raquel Flores