Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
17/01/2018 às 18:44, atualizado em 17/01/2018 às 20:09
À exceção da dose contra a raiva, são aplicadas todas as vacinas do calendário básico. Inaugurada em agosto, primeira unidade do tipo na região fica na Praça Rouxinol e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30
Desde que foi inaugurado, o posto de vacinação de Águas Claras ultrapassou a marca de 14 mil imunizações em cinco meses de funcionamento.
Instalada em um posto de polícia comunitária desativado, na Praça Rouxinol, a unidade pública de saúde oferece quase todas as vacinas do calendário básico — a única exceção é a dose contra a raiva.
“Quando esse posto começou a funcionar, notamos que o cartão de vacina de muitas crianças estava atrasado”, conta a supervisora de Serviços de Atenção Primária, da Secretaria de Saúde, Maria José Neiva.
“Agora, como o serviço está mais próximo dos moradores de Águas Claras, eles comparecem com mais frequência, e a maioria dos cartões está atualizada.”
Ela destaca a importância de a população se imunizar já que muitas doenças — como a poliomielite — foram erradicadas do Brasil, mas o risco permanece por não terem sido extirpadas de outros países.
“Febre amarela, hepatite B, tétano e sarampo, por exemplo, ainda existem no País, e o cuidado deve ser redobrado”, alerta Maria José.
O posto conta com dez profissionais — três enfermeiros e sete técnicos de enfermagem — e abre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, ininterruptamente.
A aplicação da BCG ocorre somente às terças e às quintas-feiras. Além da sala de imunização, há uma de acolhimento e dois banheiros.
Moradores da região, como a confeiteira Alessandra Duarte, de 40 anos, que reside bem próximo ao posto, aprovam a instalação do equipamento público.
“Quando estava gestante, precisei ir até Taguatinga para receber as imunizações e gastava mais de uma hora. Agora, levo apenas 20 minutos para trazer meu filho para ser vacinado.”
A iniciativa de utilizar o local, cadastrado pelo Ministério da Saúde, foi da Administração Regional de Águas Claras, que cedeu a estrutura à Secretaria de Saúde.
Posto de vacinação de Águas Claras
Funcionamento: de segunda a sexta-feira
Das 7h30 às 17h30, ininterruptamente
Na Praça Rouxinol (Avenida Araucárias, entre as Ruas 13 e 14)
Veja onde ficam os postos de vacinação da rede pública de saúde do DF