13/02/2018 às 17:19, atualizado em 13/02/2018 às 18:38

Sinalização das novas ligações na Galeria dos Estados começa a ser feita

Trabalhos foram iniciados na tarde desta terça-feira (13). Além da pintura de três faixas, foram colocados balizadores para dar apoio ao fluxo de carros

Por Samira Pádua e Cibele Moreira, da Agência Brasília

Com a conclusão do asfaltamento das novas ligações na Galeria dos Estados, a sinalização das vias teve início nesta terça-feira (13). O trabalho é feito por equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

“A sinalização é importante para orientar os motoristas e dar mais fluidez no trânsito”, explica o presidente na Novacap, Júlio Menegotto.

Além da pintura das três faixas, foram colocados balizadores para dar apoio ao fluxo de carros.

Placas de sinalização com o limite de velocidade de 40 quilômetros por hora serão instaladas no local pelo DER-DF.

A construção de duas alças de ligação e o alargamento de duas já existentes têm o intuito de melhorar o fluxo próximo ao ponto em que parte da estrutura caiu na terça-feira (6).

A liberação do tráfego nas novas alças de acesso está prevista para quinta-feira (15).

obras para melhorar transito perto galeria dos estados desabamento viaduto no eixao sul

Trabalhos continuam na passagem de pedestres

Os trabalhos para escoramento definitivo na passagem de pedestres da Galeria dos Estados, iniciados na segunda-feira (12), continuam. Recuperações no calçamento do local também serão feitas.

Assim como as vias para veículos, a passagem deve ser liberada na quinta-feira (15).

Ao todo, o local receberá quatro conjuntos com seis vigas cada, que sustentam, individualmente, até 250 toneladas para evitar queda.

Outras pontes do DF

Na Ponte do Bragueto, equipes do DER-DF e da Novacap continuam os trabalhos de recuperação das aberturas da laje. São feitas ainda a desobstrução e a substituição dos drenos que captam água.

Já na Honestino Guimarães, a estrutura da ponte está fora de perigo, e os veículos podem continuar a trafegar nela. O local foi vistoriado nessa segunda (12).

No entanto, para manter a segurança, serão instalados nos próximos dias sensores de monitoramento iguais aos da Ponte do Bragueto e do viaduto da Galeria dos Estados.

Para a Ponte JK, de acordo com a Novacap, há projeto de reforma concluído, a ser licitado em 30 dias.

Edição: Marina Mercante