14/03/2018 às 09:09, atualizado em 14/03/2018 às 09:12

Desde 2015, Codhab promoveu melhorias em 117 casas de baixa renda

Outras 94 estão em obras ou aguardam início da reforma. Para receber o serviço gratuito, família precisa ter renda de até três salários mínimos. Uma das beneficiadas foi Verací dos Santos, que mora na Fercal

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Verací dos Santos, de 42 anos, não segura a emoção toda vez que fala das mudanças pelas quais sua casa passou. O local foi ampliado, recebeu banheiro e cozinha novos e teve graves problemas de salubridade resolvidos.

A casa de Edilene de Jesus Pereira, de 32 anos, vai receber, entre outras melhorias, um novo quarto e um fosso de ventilação.

A casa de Edilene de Jesus Pereira, de 32 anos, vai receber, entre outras melhorias, um novo quarto e um fosso de ventilação. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

“Eles dividem duas caminhas de solteiro, que é tudo o que cabe no quarto”, explica. O aperto deve ter fim em uma semana, quando serão encerradas as obras tocadas por meio do programa. A casa ganhará um novo quarto e um fosso de ventilação. A sala ficará maior, e o banheiro será adaptado.

As inscrições para a iniciativa são abertas na medida em que novos editais são lançados. As empresas que criam o projeto e avaliam a situação social das famílias são escolhidas por meio de licitação.

Quem executa as obras são instituições cadastradas. Há uma fila e um rodízio entre elas. Em muitos casos, são contratados profissionais da própria comunidade para trabalhar.

O atendimento de assistência técnica em arquitetura e urbanismo também faz parte do programa Habita Brasília. Para obter informações específicas de cada região, o morador pode entrar em contato com os postos da Codhab.