21/03/2018 às 19:48, atualizado em 21/03/2018 às 20:09

Iluminação do Buriti chama atenção para o Dia Internacional da Síndrome de Down

Até segunda-feira (26), a sede do governo local ficará nas cores azul e amarela em alusão à data celebrada nesta quarta-feira (21)

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

O Palácio do Buriti ganhou iluminação especial em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta quarta-feira (21). Até segunda-feira (26), a sede do governo local ficará nas cores azul e amarela.

A data tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com Down na sociedade, além de trazer para discussão o tema e combater preconceitos.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 21 de março é celebrado em 193 países ao redor do mundo. A data faz referência aos três cromossomos (em vez de dois) no par de número 21, alteração genética característica da síndrome.

Os motivos para a ocorrência da síndrome ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, em vez de 46.

A data foi instituída pela ONU, em 2012, e visa combater a discriminação vivida por pessoas com essa condição genética. De acordo com a organização, o preconceito e falta de informação ainda são comuns, como, por exemplo, a crença de que a síndrome é uma doença.

Edição: Vannildo Mendes