Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
31/10/2018 às 19:29
Projeto homologa convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e dá ao Distrito Federal condições de conceder benefícios iguais aos de estados do Centro-Oeste
O Distrito Federal pode ficar mais competitivo com a convalidação de incentivos fiscais, aprovada pela Câmara Legislativa na terça-feira (30). O projeto de lei do governo local recepciona as regras federais. Assim, o DF vai poder usar as mesmas regras de estados vizinhos para atrair empresas.
A matéria implementa no DF a Lei Complementar nº 160, de 2017, e homologa o Convênio ICMS nº 190, de 2017. Ambos têm o objetivo de acabar com a guerra fiscal entre as unidades da Federação — ao longo dos anos houve concessão de benefícios a empresas em desacordo com a legislação.
“Nós temos uma desvantagem em relação a estados vizinhos. Agora, poderemos conceder os mesmos benefícios”, explica a secretária-adjunta de Fazenda, Márcia Robalinho, sobre a importância do projeto para o Distrito Federal.
A legislação permite que uma unidade da Federação copie benefícios de outra da mesma região. No caso do DF, do Centro-Oeste, que engloba também Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Outros três eixos compõem o texto aprovado:
– reinstituição dos benefícios pelos prazos determinados em lei federal (cinco anos para o comércio e 15 anos para a indústria)
– convalidação dos benefícios ainda em vigor
– remissão dos benefícios dados à margem da legislação
O assunto foi pauta de diversas reuniões do Fórum Permanente de Governadores. Pela nova legislação, o chefe do Executivo local, Rodrigo Rollemberg, trabalhou com os outros 26 governadores em encontros na Residência Oficial de Águas Claras e em negociações com o governo federal.
Edição: Amanda Martimon