19/11/2018 às 09:12, atualizado em 19/11/2018 às 09:19

Acompanhamento a beneficiários do Bolsa Família na Região Sul de Saúde chega a 86%

Índice é resultado de programa criado para atender pacientes da atenção primária como Fátima Freitas, de 59 anos, na UBS 4 de Santa Maria. Há pouco mais de 6 meses, a taxa era de 35,86%

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Mãe solteira, Fátima Isalice Freitas, de 59 anos, criou sozinha os cinco filhos com o dinheiro que conseguiu juntar mês a mês nos últimos anos. Vendedora de produtos cosméticos e beneficiária do Bolsa Família, ela é um dos 126 pacientes que têm atenção especial da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 4 de Santa Maria.

Índice é resultado de programa criado para atender pacientes da atenção primária como Fátima Freitas, de 59 anos, na UBS 4 de Santa Maria. Há pouco mais de 6 meses, a taxa era de 35,86%

Programa que melhorou acompanhamento do Bolsa Família na atenção primária inclui ainda encontros para melhorar a saúde bucal. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A sensibilidade para tratar as pessoas de quem cuidam já resultou, por exemplo, na queda de 69 para 34 no número de adolescentes grávidas.

Maria Abadia considera ainda ser imprescindível conhecer o histórico familiar e estabelecer vínculo com quem é acolhido.

Como no caso de Maria de Nazaré Moreira, de 40 anos. As duas filhas mais velhas da dona de casa já conhecem os profissionais pelo nome e, para elas, cuidar da saúde ali, como para a mãe, é parte da rotina.

A família é acompanhada desde que Maria de Nazaré fazia o pré-natal da filha mais nova, de 1 ano. Atualmente, ela aprende planejamento familiar e aprimora os conhecimentos sobre métodos contraceptivos.

“Sou muito bem acolhida aqui, me sinto especial. Esse atendimento é determinante para a minha saúde e a das minhas filhas.”

O programa Bolsa Família foi criado pelo governo federal, pela Lei n° 10.836, de 9 de janeiro de 2004, para contribuir com o combate à pobreza e à desigualdade social por meio da transferência de renda condicionada ao cumprimento de compromissos ligados à educação, à saúde e à assistência social.

Edição: Raquel Flores