07/12/2018 às 18:37, atualizado em 08/12/2018 às 11:37

Corpo de Bombeiros tem nova central de comunicação

Inaugurado nesta sexta (7), espaço para operar o atendimento do telefone 193 fica no Centro Integrado de Operações de Brasília

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social

Para diminuir o tempo de resposta nas chamadas de urgência e emergência, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) passa a operar o atendimento do telefone 193 na Central de Operações e Comunicações da corporação.

Inaugurada nesta sexta-feira (7), na sede do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), a nova central integrará demandas pré-hospitalares e de combate a incêndios, por exemplo.

Para o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Cristiano Sampaio, ter mais essa área operacional no Ciob fortalecerá o funcionamento do centro.

“A integração das forças de segurança traz benefícios muito grandes à população”, resumiu Sampaio. O Centro Integrado de Operações de Brasília fica atrás da sede do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), na Asa Norte.

Novo protocolo de atendimento do Corpo de Bombeiros

Na inauguração do espaço do 193 no Ciob, que contará com 20 pontos de atendimento, foi apresentado o novo protocolo de atendimento dos Bombeiros.

Baseado em padrões internacionais, o protocolo visa ainda à integração do atendimento de urgência e emergência do CBMDF com a regulação médica, prestada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“A partir de agora, vamos acompanhar toda a ocorrência por telefone até a chegada da viatura da corporação. Ou seja, a partir da ligação, nossos militares ficarão na linha com o cidadão para poder ajudar até o socorro chegar”, explicou o comandante-geral do CBMDF, coronel Francisco Roberto de Matos Guedes.

Além de integrar o atendimento e o despacho das ocorrências, o novo espaço do 193 facilita o controle de todo o efetivo e dos recursos operacionais, como viaturas e material de combate a incêndio e de salvamento.

“Com esse formato, é possível remanejar materiais e pessoal durante a manhã para podermos fazer um atendimento mais eficiente”, explicou o chefe da Central de Operações e Comunicações do CBMDF, tenente-coronel Marcelo Wag