19/03/2019 às 21:08, atualizado em 20/03/2019 às 17:58

CDL apresenta ao governo projeto do Memorial do Varejo

Entidade pede ao Executivo terreno para lançar em Brasília o primeiro museu do comércio do país

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Distrito Federal quer construir em Brasília um museu com a história do comércio, desde o descobrimento até a era moderna. O Memorial do Varejo seria erguido no Setor de Clubes Esportivos Sul, em um terreno próximo ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) cedido pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

A proposta da entidade é atrair renda, emprego e turistas para a cidade contando a história do comércio em espaços interativos e tecnologias audiovisuais. O projeto foi apresentado por dirigentes da entidade na noite desta terça-feira (19) ao governador Ibaneis Rocha, ao vice Paco Britto, e aos secretários de Habitação e Urbanismo, Mateus Oliveira, e de Obras e Infraestrutura, Izídio Santos Júnior.

Os empresários entregaram também outras duas demandas ao GDF: a criação de um Código de Defesa do Contribuinte – aos moldes do que já existe de proteção ao consumidor – e a revitalização da W3 Sul. A requalificação da via – uma demanda antiga da cidade – faz parte de uma ação modelo feita em parceria com comerciantes da região.

[Olho texto='”Tenho pedido aos meus secretários, desde que assumi o governo, que façamos uma repaginada na cidade. E é isso que faremos”‘ assinatura=”Ibaneis Rocha, governador de Brasíliaesquerda

O governo será responsável pela revitalização de calçadas, readequação da iluminação pública e dos estacionamentos no canteiro da via, enquanto os lojistas se encarregarão de revitalizar a fachada das lojas. Já a construção de calçadas faz parte de uma ação para melhorar a mobilidade do cidadão.

Os recursos já estão alocados para a revitalização. A iluminação de toda a W3, Sul e Norte, com lâmpadas de led, também está prevista para execução da Secretaria de Obras e Infraestrutura.