14/06/2019 às 12:12, atualizado em 12/07/2019 às 15:35

Projetos nas administrações regionais levam trabalho voluntariado para comunidades

Objetivo é incentivar a participação de moradores para atender a diversas demandas verificadas em cada região

Por Agência Brasília *

Beatriz Rode é voluntária na Administração do Lago Sul e tem movimentado a comunidade com oficinas destinadas a idosos / Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Parcerias

Na Administração Regional do Núcleo Bandeirante, existem parcerias com faculdades para que os estudantes possam levar seus conhecimentos em prol da melhoria da cidade nas áreas de ação social, jurídica e de comunicação. Cada administração estabelece um período e a idade mínima para os interessados em trabalhar nesse esquema. No Núcleo Bandeirante são aceitos voluntários a partir de 16 anos de idade.

Já em Vicente Pires, a administração local trabalha com o projeto Aprova VP, por meio do qual os estudantes da rede pública podem se inscrever em aulas preparatórias para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As aulas, ministradas por professores voluntários, vão até outubro.

Outra proposta bem-aceita e que tem despertado grande interesse da comunidade é uma ação elaborada pela Administração Regional do Paranoá. Ali, uma equipe de voluntários se reúne para desenvolver uma atividade que a criançada adora: contação de histórias.

Quem quiser se juntar aos grupos que já abraçaram essa boa ideia só precisa escolher uma administração e se inscrever como voluntário. Basta levar cópias da Carteira de Identidade, do CPF, uma foto 3×4 e comprovante de residência, preenchendo, a seguir, o termo de adesão ao serviço voluntariado.

* Com informações da Secretaria das Cidades