23/06/2019 às 14:47, atualizado em 24/06/2019 às 13:47

Campus Party Brasília reúne mais de 100 mil pessoas no Estádio Mané Garrincha

Evento consolida o posicionamento de ser a principal plataforma de formação de comunidades nas áreas de tecnologia, ciências e inovação na capital. A próxima será de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

Fotos: Vinícius de Melo / Agência Brasília

Estudante de matemática no campus da Estrutural do Instituto Federal de Brasília, a moradora de Samambaia Danielly Dourado, 26 anos, participou pela primeira vez da Campus Party. “Essa integração de tecnologia, com pessoas vindo de outros lugares é bastante importante”, considera.

Morador do Lago Sul de 23 anos, João Zisman conheceu pessoas de várias partes do país na Campus Party Brasília. Graduado em gastronomia, mas com total interesse na área de tecnologia, aproveitou a ocasião para conhecer novas tecnologias e participar de atividades de games. Ele foi um dos três mil campuseiros que acamparam na estrutura, mas também descansou em colchão inflável no meio da arena e se escorou em cadeiras das bancadas de interação.

Destaques

O principal destaque da programação foi a presença de Bruce Dickinson, empresário e vocalista do Iron Maiden, que subiu ao palco para falar sobre os desafios das operações no mundo do rock e da aviação comercial, suas compatibilidades e como estes universos têm similaridades. Além dele, passaram pelos palcos nomes como Débora Garofalo, considerada uma das dez melhores Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, Gordox, primeiro caster brasileiro e também narrador dos principais eSports da atualidade e Matheus Pinto, partner manager do Google.

O GDF esteve presente. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação ministrou palestra sobre a relação entre inteligência artificial e as relações humanas. Uma equipe da secretaria de Governança e Compliance da Casa Civil promoveu um workshop com o tema “Inovação e ética”. A Secretaria de Turismo levou os visitantes aos pontos turísticos da capital por meio de realidade virtual. A Secretaria de Comunicação, por meio da Unidade Digital, fez imersão para se conectar ao público jovem

[Numeralha titulo_grande=”40″ texto=”É o número de startup selecionadas esquerda

Foram selecionados 40 startups no Programa Startup & Makers, além de 20 projetos selecionados para participar do Programa Campus Future. Participaram 19 instituições de ensino e 68 empresas apoiadoras. Na Arena também ocorreram os Hackathons, maratonas de conhecimento com objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para o bem da humanidade.

Nos cinco dias de evento, foram realizados cinco desafios: “Zé Gotinha”, parceria com o Ministério da Saúde focada no fortalecimento da vigilância e aumento da cobertura vacinal; “Aprender Bem”, em busca de soluções para a promoção de Metodologias Ativas para Educação; e “Tempo de Ação”, vinculado ao GDF, sobre Inclusão & Proteção da Mulher do DF, Turismo e Transparência.

“A realidade econômica, política e social da sociedade contemporânea tem se transformado em uma velocidade crescente, exigindo dos indivíduos – especialmente dos jovens – uma capacidade de adaptação e transformação de mesma intensidade. A educação no século XXI, nesse contexto imprevisível, enquanto meio de aceleração desse processo, precisa ser repensada. Não apenas em suas regras, estruturas, métodos, mas nos seus objetivos e metas pensadas a partir das necessidades imediatas e futuras”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

* Com informações da organização da Campus Party Brasília