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26/06/2019 às 22:16, atualizado em 27/06/2019 às 14:32
Medida deverá dar mais segurança à intervenção da Novacap no local, garantindo a qualidade das obras, que incluem a instalação das ligas de fibra de carbono nas vigas de sustentação do terminal
Participaram da coletiva com o governador o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro; o diretor de Edificações da Novacap, Francisco Ramos; o secretário de Obras e Infraestrutura, Izídio Santos; o diretor-geral do DFTrans, Josias Seabra; e o diretor-geral do Detran-DF, Valmir Lemos.
Mudanças
Viaturas do Detran serão posicionadas próximo aos trechos de interdição para dar suporte e orientação aos motoristas que passarem pelo local. Painéis luminosos informando os condutores também serão instalados.
Para atender aos usuários de ônibus que desciam na pista da plataforma superior entre o Conjunto Nacional e o Conic, uma parada provisória será instalada no paredão que fica ao lado do Buraco do Tatu. No sentido contrário, um novo ponto de embarque e desembarque de passageiros será criado para dar conta da demanda dos ônibus que acessavam a plataforma na via, sentido Sul-Norte.
No trecho de circulação provisória, os ônibus e caminhões que vierem pelo Eixo W Norte deverão entrar no acesso ao Eixão Norte, contornar a rodoviária pela alça oeste, retomar o acesso ao Eixão Sul (lateral ao Buraco do Tatu) e, enfim, prosseguir no Eixo W Sul. No sentido contrário, a circulação de caminhões será semelhante: entram no último acesso do Eixo L Sul ao Eixão Sul, contornam a rodoviária pela alça leste, retomam o fluxo na lateral do Eixão Norte e prosseguem pelo Eixo L Norte. O tráfego de caminhões pelo Eixão, tanto no sentido Norte quanto no sentido Sul, fica proibido.
Licitação
O Executivo aguarda agora uma aprovação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para alterar o modo de licitação das obras – de normal para emergencial. A expectativa é de que isso ocorra até a próxima segunda-feira (1º/7) e, assim, os trabalhos sejam iniciados o mais rápido possível.
O custo estimado para toda a obra é de R$ 6 milhões. Como esse gasto não estava previsto, recursos terão de ser realocados de outras fontes orçamentárias do GDF, de acordo com estudos elaborados pela Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão.
A Novacap continuará o trabalho de monitoramento das vigas de sustentação da plataforma. A empresa também será responsável pelas obras de reparo.
Em um primeiro momento, um escoramento metálico na parte superior dos pilares será implantado. A partir daí começará o trabalho de recuperação da estrutura, tratando as fissuras com um material químico utilizado nesse tipo de obra. Ligas de fibra de carbono – material mais moderno e eficaz que o aço – serão utilizadas na recuperação do terminal. (saiba mais aqui)