Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
02/07/2019 às 19:00, atualizado em 03/07/2019 às 12:30
Uso consciente da água evitará que torneiras voltem a ficar vazias, impactando a vida de milhões de brasilienses
Em dez anos no ramo, ele já teve três sistemas de reaproveitamento de água, desde um simples armazenamento em reservatório até um esquema envolvendo toda a residência com bomba submersa para ajudar a direcionar o líquido a uma mangueira específica. Por ali a maior parte é usada para limpeza do chão, especialmente. Ele garante que o equipamento com água disponibilizada pela Companhia de Abastecimento e Saneamento Básico (Caesb) raramente é ligado.
“Água é recurso limitado. Se a gente não tiver consciência de que ela pode acabar, vamos acabar com ela primeiro”, alerta o homem de 58 anos. “Por que jogar fora uma coisa que você pode reutilizar com vantagem? Da máquina de lavar, a água ainda sai com sabão e facilita limpeza. Eu acho ela especial, não deve ser desperdiçada”, acrescenta. O resultado está na conta mensal: a economia chega a 50%.
Para isso, a Adasa lançou a campanha “Use, Reuse, Economize e Repita”, com uma ideia simples. “Use a água com muita responsabilidade. Reuse sempre que puder para poupar o máximo possível. Economize sempre: nada de torneira pingando ou aberta, ou lavar rua com mangueira. É um absurdo usar a melhor água que temos, que é entregue pela Caesb, para lavar carro. Depois repita tudo de novo”, orienta Salles.
Desconto na conta
O uso responsável da água nas residências também pode aliviar o bolso. Aqueles que economizaram na conta de água, de janeiro de 2017 a dezembro de 2018, têm recebido desconto na fatura desde o mês passado. A Caesb tem dado bônus-desconto de 20% para os usuários que conseguiram reduzir o consumo no período, apurado mês a mês e depois totalizado.
[Numeralha titulo_grande=”20%” texto=”É o desconto na conta para quem economizoudireita
Ao todo, serão R$ 10.012.667,18 devolvidos pela Caesb em benefícios para a população, distribuídos entre 503.771 unidades em todo o Distrito Federal. Os clientes da Caesb com direito ao bônus receberam o comunicado com a conta do mês de maio. O valor concedido em 2019 refere-se, aproximadamente, a 62% do valor concedido no ano passado, que foi de R$ 16.183.841,10. As devoluções serão aplicadas nas faturas em única parcela e de acordo com 12 faixas de redução de consumo.