04/07/2019 às 11:05, atualizado em 12/07/2019 às 15:27

Escola Classe Estância do Pipiripau comemora melhorias

Manutenção de estradas rurais, construção de um aceiro e nivelamento do terreno contribuíram para a valorização dos espaços de aprendizagem de 54 pequenos estudantes

Por Renata Moura, da Agência Brasília

A diretora da unidade, Elaine Câmara, destaca: Somos uma escola pequena, com poucos alunos, mas não fomos esquecidos” /Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Segurança

“Estamos numa área fechada de Cerrado, e esse trabalho foi fundamental até mesmo para a segurança das nossas crianças”, destaca Elaine. Ela conta que é comum funcionários e alunos avistarem cobras nas proximidades. “Quando está tudo limpinho, é mais fácil a gente localizar o problema e tomar as providências, sem que ninguém se machuque”.

O nivelamento do terreno nos fundos da escola também possibilitou novidades para os pequenos, que, distribuídos em turmas multisseriadas de primeiro ao quarto ano do ensino fundamental.  “Depois do terreno plano, a gente conseguiu construir uma pequena quadra de futebol com o dinheiro do PDAF [Programa de Descentralização Administrativa e Financeira]”, informa a diretora.

Elaine lembra que, além das crianças, a escola é uma referência para toda a comunidade. “Por diversas vezes a gente emprestou nossas instalações para atividades da comunidade, como catequese, cultos, até festa de casamento”, enumera. Para ela, a escola classe é a “representação viva” do governo local. “São iniciativas pontuais, aparentemente simples, mas que mudam a vida da gente”, conclui.