05/07/2019 às 15:00, atualizado em 05/07/2019 às 15:11

Bombeiros usam dia de folga para doar alimentos a lar de idosos

Doações foram arrecadadas pelo CBMDF no 2º Encontro de Carros Antigos, evento realizado pela corporação no último sábado (29)

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília

Idosos atendidos pelo Lar dos Velhinhos Maria Madalena moram no local e fazem seis refeições diárias. Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

 

Os idosos atendidos pelo Lar dos Velhinhos Maria Madalena moram no local e fazem seis refeições diárias. Por dia, eles consomem 70 litros de leite, 80 quilos de carne, 25 quilos de arroz, 15 quilos de feijão e 12 unidades de frango. “As doações são muito importantes para mantermos o atendimento”, diz Marcela Pereira Guedes, terapeuta ocupacional do Instituto Integridade, que administra o Lar dos Velhinhos.

Segundo ela, os idosos pagam uma mensalidade que corresponde a 70% da aposentadoria deles (o equivalente a cerca de R$ 600 na maioria dos casos). Além disso, o Lar dos Velhinhos recebe repasses de R$ 219 mil da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

“Mas 70% deste recurso é usado para pagamento de pessoal”, explica Marcela. “Precisamos de doações porque esses valores não suprem a demanda.”

A instituição também precisa de doações de fralda geriátrica, esparadrapo, gase e outros materiais para fazer curativo. Por dia, os idosos gastam 300 unidades de fralda.

“Também pedimos para a comunidade estar presente no dia-a-dia do lar. A troca de afeto é tão importante quanto as doações”, arremata a terapeuta ocupacional.