05/07/2019 às 17:31, atualizado em 05/07/2019 às 17:34

GDF estuda reassentamento de 400 famílias no Sol Nascente

Moradores foram recebidos pelo governador em exercício, Paco Britto, e por secretários do governo nesta sexta-feira (5)

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

O reassentamento de mais de 400 famílias no Núcleo Rural Sol Nascente foi discutido na manhã desta sexta-feira (5) entre lideranças do Governo do Distrito Federal (GDF) e moradores. Representantes da comunidade foram recebidos pelo governador em exercício, Paco Britto, e pelos secretários de Governo, José Humberto, de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Paulo Roriz, além do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codabh), Wellington Luiz.

Em 2015, centenas de famílias que ocupavam irregularmente uma área de proteção ambiental no Sol Nascente foram removidas do local pelo governo anterior. Na época, houve uma promessa de realocação do grupo em situação de vulnerabilidade e, portanto, apto à política de reassentamento – o que não teria ocorrido.

O caso será tratado agora pelo governador Ibaneis Rocha. “Estamos estudando o caso com seriedade para que as todas as famílias aptas ao reassentamento sejam atendidas”, afirmou o secretário José Humberto.

De acordo com o presidente da Codabh, um estudo do caso será preparado pelo órgão e apresentado ao governador nos próximos dias. “Faremos um pente fino dos casos aptos à realocação e um pente fino do processo de regularização para que, diferente de antes, as famílias que reivindicam novas moradias saibam exatamente dos seus direitos e do que está realmente acontecendo”, explicou Wellington.

A atualização de um estudo ambiental da área está em preparação pela Codabh. “É o governo do DF prestando contas de suas ações à sociedade.”