08/07/2019 às 10:05, atualizado em 08/07/2019 às 11:42

Moradores do Sol Nascente estão satisfeitos com a chegada de nova linha de ônibus

Demanda foi atendida a partir de pedido dos moradores da região, que antes não tinham opção para ir até Taguatinga

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Uma demanda antiga dos moradores do Condomínio Pinheiros, localizado da região do Sol Nascente, foi atendida pelo Governo do Distrito Federal, por meio do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Agora, os moradores do Trecho II (Condomínio Pinheiros) terão mais uma opção para a Avenida Hélio Prates, e uma linha direta até Taguatinga. O novo itinerário já está circulando.

A única linha que atendia a população era a 364.3 que seguia até a M Norte. Após pedidos feitos por meio da Ouvidoria (162), a população recebeu a linha 0.159, que passa pela Cidade Estrutural, Taguatinga e Sol Nascente Trecho II (Condomínio Pinheiros). Os ônibus saem da garagem no Condomínio Pinheiros de 14 em 14 minutos, totalizando 140 viagens por dia e 70 em cada sentido.

Quem vive por lá não esconde a satisfação em ter seu pedido atendido. “Está 100% para todos nós. Os ônibus não demoram nada. Antes, tínhamos que pegar duas ou três conduções por dia e demorávamos uma hora na parada. Hoje, não esperamos nem 15 minutos”, conta Antônio Alves Pereira, 69 anos, morador do Condomínio Pinheiro há 12 anos. “Nós temos que falar a verdade, estamos realmente satisfeitos”, agradece.

Patrícia Denevit França, 37 anos, moradora do Condomínio Pinheiro há dois anos, também está satisfeita com a chegada da nova linha. “A vinda do 0.159 para cá nos trouxe muita melhoria. Antes, só podíamos ir até o centro de Ceilândia e, de lá, pegar outra condução, agora melhorou bastante”, disse. Motorista da empresa São José e responsável por atuar na nova linha do Sol Nascente Roberto Carlos Ribeiro Soares, 53, tem recebido retorno positivo dos moradores. “Alguns passageiros nos falam que a nova rota caiu como uma luva. Eles estão bem satisfeitos”, conta Roberto.

A importância da Ouvidoria
O contato dos residentes com a Ouvidoria – que pode ser feito por meio do número 162 ou pelo site www.ouv.df.gov.br –, foi fundamental para que o DFTrans descobrisse a carência de transporte naquela localidade. É importante que a população registre suas sugestões, críticas e elogios. O sistema permite que qualquer pessoa participe.

Para mais informações, como novos itinerários e horários, consulte o site www.dftrans.df.gov.br