19/08/2019 às 17:18, atualizado em 19/08/2019 às 19:33

Projeto de lei que cria Secretaria das Pessoas com Deficiência é protocolado

O governador Ibaneis Rocha foi à Câmara Legislativa protocolar a proposta que, se aprovada, beneficiará cerca de 650 mil pessoas

Por Ana Luiza Vinhote e Jéssica Antunes, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, protocolou na Câmara Legislativa do DF (CLDF), na tarde desta segunda-feira (19), o projeto de lei que cria a Secretaria das Pessoas com Deficiência. A proposta vai beneficiar cerca de 650 mil pessoas da capital (veja o anúncio no vídeo abaixo).

O anúncio foi feito durante a solenidade de entrega gratuita de cadeiras de rodas de diferentes modelos e finalidades no Hospital da Criança José Alencar (HCB), com a presença das primeiras damas do Estado, Mayara Noronha, e da Presidência da República, Michelle Bolsonaro.

Na exposição de motivos enviada à CLDF, o secretário adjunto Juliano Pasqual explica que a proposta é vinculada à Casa Civil e visa garantir atuação relacionada às políticas e ações voltadas às pessoas com deficiência, além zelar pelo cumprimento dos direitos e dos princípios estabelecidos pela política Distrital.  

É uma Secretaria de humanidade, de carinho e aproximaçãoIbaneis Rocha, governador do DFesquerda

Segundo o chefe do Executivo local, Brasília tem cerca de 20% da população que possui algum tipo de deficiência e, por isso, a pasta possibilitará ações específicas para essas pessoas. “Temos que ter um olhar diferenciado, como programas habitacionais, medidas na área da educação, saúde e segurança. É uma secretaria de humanidade, de carinho e aproximação”, ressalta. 

Ainda de acordo com o governador, a pasta será comandada pelo deputado distrital Iolando Almeida. “É uma pessoa que trabalha há mais 30 anos nessa área. Ele conhece sobre o assunto e vai nos aproximar dessas pessoas por meio de estudos e ações”, justificou.

Assista ao vídeo: