02/09/2019 às 11:06, atualizado em 30/09/2019 às 14:35

Terapia promove tremores no corpo para aliviar o estresse

Técnica foi incluída na lista de práticas integrativas da Secretaria de Saúde, sendo ofertada em unidades básicas e, em breve, também em escolas da rede pública

Por Agência Brasília *

O médico Marcelo do Amaral fez a capacitação com o criador da técnica e vai estender a prática às escolas da rede pública

Acompanhamento

Um dos beneficiados com a técnica é o aposentado Orlando Nogueira de Assis, de 53 anos. Há um ano, ele passava por problemas emocionais que lhe custaram o sono. Passou a ser acompanhado por psiquiatra e a usar medicações de tarja preta. Foi encaminhado à TRE, então, para aprimorar mais uma etapa do seu tratamento.

“Já consigo dormir sem usar medicamentos, e até as dores de cabeça e nos ombros que eu sentia, não sinto mais”, revela. “Mesmo tendo recebido alta, não largo a prática e ainda convido amigos e familiares a participarem.”

Atualmente, a técnica de redução de estresse é oferecida em unidades básicas de saúde de Ceilândia, Brazlândia, Paranoá e Asa Norte. Com a formação de novos facilitadores, a tendência é aumentar a oferta. “Hoje, temos 30 facilitadores das mais diversas formações profissionais”, relata Marcelo.

Como participar

Aproximadamente 5 mil pessoas já foram beneficiadas pela técnica somente nos grupos, fora servidores, alunos e pessoas que participam de eventos de saúde onde a prática é oferecida. Para quem pretende praticar, basta ir à unidade onde a técnica é oferecida e informar-se sobre os dias e horários.

Além das unidades básicas de saúde, um projeto vai levar a Técnica de Redução de Estresse às escolas. “Iniciamos em uma escola pública no Gama, com diversas outras técnicas, e agora outras duas escolas em Brazlândia também receberão”, adianta Marcelo.

Acesse mais informações sobre a TRE neste vídeo.

* Com informações da SES